Cotidiano

Parceria ofereceu cursos para brasileiros e venezuelanos

Senac e OIT concluem parceria para capacitações com formatura nesta terça

Quarenta brasileiros e quarenta venezuelanos que moram em Boa Vista em situação de vulnerabilidade receberam não apenas diplomas, mas chances maiores de serem absorvidos pelo mercado. A parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizou oito cursos para eles, e na tarde desta terça-feira (18) acontece a última formatura: 30 venezuelanos que fizeram o curso “Português para Estrangeiros” agora terão a sua principal dificuldade no Brasil, o idioma, diminuída.

O investimento veio por meio da reversão de multas e indenizações aplicadas pelo Ministério Público do Trabalho. Além do “Português”, foram feitas turmas de “Cozinha Brasileira”, “Clareamento de axilas e virilhas”, “Depilação com linha”, “Boas práticas na manipulação de alimentos”, “Técnicas básicas em recepção de hospedagem”, “Excelência no atendimento ao público” e “Sou recepcionista”. Cada pessoa pôde participar de até dois deles e recebeu uma ajuda de custo de deslocamento e uma bolsa de R$500.

Aperfeiçoamento

Os cursos “In Company”, nos quais a parceria com a OIT se encaixa, são os treinamentos que o Senac oferece para empresas, organizações e o poder público, para que estes aperfeiçoem seus gestores, colaboradores e/ou pessoas atendidas por eles. Nesse ano, a instituição bateu recorde de atendimentos: 110, dentre cursos, workshops e palestras, para 1715 pessoas vinculadas a 91 empresas.

Números que representam mudança de vida para quem aprende uma nova habilidade, e de mudança de mentalidade dos setores empresarial e público, que entendem a importância de um bom atendimento, por exemplo. São justamente as capacitações relacionadas à gestão e ao cliente os mais procurados: “E-social – como implantar com eficiência”, “Liderança e foco para alcançar resultados extraordinários”, “Excelência no atendimento ao cliente”, “Eu, vendedor: um curso sobre persuasão, comunicação e vendas”, “Oratória”, “Fluxo de caixa” e “Relacionamento interpessoal”.

Cursos que foram tanto ofertados diretamente para as organizações, quanto adquiridos dentro da programação principalmente do programa Senac Varejo, que ao longo do ano oferece workshops, palestras e cursos para empresários e interessados em negócios.

Wilson Oliveira, há dois anos idealizou a sua loja de açaí no bairro do Pintolândia, zona oeste de Boa Vista. Nesse ano, ele adquiriu o curso “Boas práticas na manipulação de alimentos” e notou grande diferença no trato que ele e suas colaboradores têm com a higiene de seus produtos. “Nós somos capazes de ensinar as novas funcionárias, que chegam ainda muito cruas. Sem esse curso, eu não seria capaz de falar sobre os tipos decontaminação de alimentos para elas, por exemplo. As nossas vendas também alavancaram depois dele”, disse.

Feedbacks como esse fazem a coordenadora de Relacionamento e Mercado do Senac, Tatyanne Rezende, se animar pelos gestores estarem cada vez mais compreendendo que suas empresas não são apenas prédios: há ali pessoas, e elas valem o seu investimento.

“É importante investir nelas, para que elas adquiram novas características, se motivem, saibam o que estão fazendo de correto. O consumidor também mudou e o gestor precisa se adaptar a essa nova realidade, capacitando a sua equipe. O empresário pode ter ótimos equipamentos, ótimos preços, mas se não tiver um bom atendimento e um bom serviço, infelizmente não terá espaço. E depois de um curso de atualização, ninguém sai o mesmo”, pontuou.

Fonte: Senac