Cotidiano

Paralisação de entregadores de aplicativos tem baixa adesão

Uma paralisação nacional foi organizada para esta quarta-feira, 1º

Entregadores de aplicativos estão promovendo uma greve nacional nesta quarta-feira, 1º, eles pedem melhores condições de trabalho, medidas de proteção contra os riscos de infecção pelo novo coronavírus e mais transparência na dinâmica de funcionamento dos serviços e das formas de remuneração.

Em Boa Vista, a paralisação teve baixa adesão dos entregadores. Estava marcada para as 11h de hoje uma concentração na praça que fica localizada em frente ao Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth. Nossa equipe esteve no local, e registrou a presença de poucos entregadores.

De acordo com uma entregadora que trabalha via aplicativos, e que prefere não se identificar, a reivindicação da categoria é legítima.

“Os aplicativos descontam 20% em cima da taxa que é dos entregadores, ao invés de cobrar diretamente do cliente. Nós é que estamos ali nos arriscando no dia-a-dia, no trânsito para prestar um bom serviço, e nesse momento de pandemia esse trabalho se tornou essencial”, disse.

 A categoria pede também que as empresas de aplicativo forneçam equipamentos de segurança para os entregadores, como máscara de proteção e álcool em gel, e interrompa a prática de bloqueios injustificados.