Cotidiano

Pai denuncia que filhos estão sem aulas presenciais em escola estadual

A Unidade de Ensino está fechada, aguardando conclusão de reforma, tendo em vista que as condições estruturais do prédio não davam condições para que as aulas ocorrem de forma segura.

Um servidor público, que não quis se identificar, pai de dois alunos da Escola Estadual Mário David Andreazza, no bairro Caimbé, zona Oeste de Boa Vista, procurou a Folha nesta quinta-feira, dia 13, para denunciar que desde o início do ano seus filhos não têm aulas presenciais, devido à reforma da escola, no entanto, ele informa que as obras não iniciaram ainda e que havia uma promessa de que as aulas presenciais seriam iniciadas no prédio da Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (Faceten), mas também não aconteceu até o momento.

“Desde a pandemia, as aulas nunca voltaram ao normal, são sempre pela internet. Eu matriculei meus filhos lá porque não tem vaga em outras escolas. Matriculei, fiquei esperando o início das aulas presenciais e nada aconteceu. Segundo a coordenadora, falaram que iriam locar a Faceten até reformar a escola que está em situação precária. O problema é que nem começou a reforma da escola que está sem estrutura para receber os alunos”, frisou.


A Escola passa por reformas enquanto as aulas mantêm-se na modalidade remota. (Foto: Wenderson Cabral)

Conforme o denunciante, quem estava usando o prédio da Faceten, era a Escola [Estadual] Maria das Neves, enquanto o prédio passava por reforma. “Falaram que quando os alunos da Escola Maria das Neves desocupassem o prédio para voltar à Escola reformada, o que aconteceu faz mais de mês, quem ocuparia seriam os alunos da Escola [Mário] David Andreazza, só que até agora eles não tomaram nenhuma providência e falaram que o problema é a troca de secretário de educação, por isso não podem fazer nada”, acrescentou.

As aulas na Unidade de Ensino estão na modalidade remota, por meio do computador, celular e tablet, no entanto, o pai reforça que os dois filhos sentem falta da rotina escolar e do aprendizado das aulas presenciais e que as aulas pela internet não têm o mesmo aprendizado, rendimento e desenvolvimento para os alunos. “Um deles estuda no 7º ano do ensino fundamental, pela manhã, e o outro estuda à tarde, no 2º ano do ensino médio e estão sendo prejudicados. Eu estou falando pelos meus filhos, mas esse problema é de todos os pais e alunos daquela escola. Eu não fui até a Secretaria de Educação, mas procurei a escola e eles dizem que estão aguardando. Eles sempre dão um prazo de uma semana ou 15 dias, mas sempre é adiado por algum motivo”, concluiu o servidor público.


Há uma promessa de que as aulas presenciais acontecem no prédio da Faculdade Facetem, mas ainda não ocorreu. (Foto: Wenderson Cabral)

Em nota, a Secretaria de Educação e Desporto informou que os estudantes da Escola Mário David Andreazza serão transferidos para o prédio da Faceten, localizado no bairro Asa Branca, para a retomada das aulas presenciais.

Na última segunda-feira, 10, os alunos da Escola Estadual Maria das Neves Rezende, os quais estavam no prédio da Faceten, retornaram ao prédio escolar original (o qual finalizou a reforma). 

A Seed informou ainda que realizará manutenção no prédio da Faceten e somente após a conclusão dos reparos na estrutura física será feita a transferência da Escola Mário David Andreazza. 

A empresa responsável pela manutenção estará na unidade de ensino a partir desta sexta-feira, 14. Tão logo seja definido o prazo para a conclusão dos serviços, será amplamente divulgado para a comunidade escolar.