Cotidiano

Os 10 cuidados que todo passageiro deve tomar no retorno de viagens

Confira dicas listadas como essenciais para garantir uma viagem neste final de ano segura e tranquila, evitando contratempos e atrasos

Com a proximidade das festividades de fim de ano e a retomada das viagens para destinos domésticos e internacionais que movimentam os aeroportos de todo o Brasil, é importante redobrar atenção na hora de embarcar de avião.

Confira abaixo os 10 cuidados listados como essenciais para que todos possam viajar neste fim de ano de forma segura e tranquila, evitando contratempos, atrasos, além de garantir um bom retorno para casa:

1 – Conferir todos os documentos e regras do destino da viagem:

O passageiro deve verificar a validade de toda a documentação necessária e outros requisitos para a viagem, como RG, passaporte e visto. Em viagens nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com foto e menores desacompanhados até 15 anos precisam apresentar autorização judicial. Em viagens internacionais, a Polícia Federal requer mais tempo para analisar a documentação de menores de 18 anos e, em função da pandemia de Covid-19, é fundamental que os clientes consultem com antecedência em Requisitos para Viajar as regras do seu país de destino.

Outra importante fonte de informação ao viajante é a central de informações da IATA, a Associação Internacional de Transportes Aéreos. Países como Estados Unidos, México e Reino Unido acabaram de criar novas regras para viajantes internacionais no início de dezembro de 2021, por exemplo.

2 – Conferir todos os serviços e itens incluídos na viagem:

É importante consultar todos os detalhes necessários sobre bagagens, embarque com crianças e bebês, viagens com animais, regras para antecipação e postergação do voo, documentação e vacina, necessidades especiais, disponibilidade de ônibus entre aeroportos, informações sobre a experiência a bordo e o acesso às salas VIP.

3 – Reservar a máscara correta para embarcar:

O uso de máscara durante toda a viagem não somente é obrigatório, como só é permitido o embarque de clientes com os tipos de máscaras permitidas. As áreas empresas seguem reforçando todas as medidas de segurança e higiene em todas as suas operações e obedecendo os protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias dos países onde atua.

4 – Seguir todos os protocolos sanitários:

O passageiro deve evitar aglomerações, respeitar o distanciamento nas filas dos aeroportos e seguir todos os protocolos sanitários, incluindo o de higienizar as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão. Nos voos nacionais, o passageiro pode transportar na bagagem de mão até 500 ml de álcool líquido ou 500 g de álcool em gel. Em viagens internacionais, a quantidade não pode ultrapassar 100ml.

5 – Comprar bagagem e serviços adicionais com antecedência:

É possível antecipar a compra de serviços adicionais, como o despacho de bagagem. Para agilizar e dar ainda mais segurança às viagens, muitas empresas já oferecem o Despacho de Bagagem Express nos aeroportos. A tecnologia pioneira dá mais autonomia ao passageiro e ajuda a reduzir em até 50% o tempo necessário para o despacho de bagagens.

6 – Conferir o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto:

Antes de se dirigir ao aeroporto, é recomendado que o passageiro confirme a situação do seu voo, especialmente em dias com condições meteorológicas adversas.

7 – Realizar o checkin antes de chegar ao aeroporto e se dirigir ao embarque:

Para evitar filas, é recomendado que o cliente realize o check-in online diretamente no site ou aplicativo, disponível 72 horas antes do voo. Quando o passageiro realiza esse processo com antecedência, ele consegue acessar a área de embarque do aeroporto mais cedo, agilizando a viagem de todos e evitando contratempos em casos de eventuais trocas de portões do aeroporto, por exemplo.

8 – Chegar ainda mais cedo ao aeroporto na alta temporada:

No caso de viagens internacionais a partir de São Paulo/Guarulhos e Rio de Janeiro/Galeão, o ideal é que os passageiros se apresentem no aeroporto 4 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais, recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Essas recomendações são exclusivas para a alta temporada 2021/2022.

9 – horário de embarque, fechamento das portas e decolagem:

A confusão é grande e é normal se enrolar com o horário do voo, por isso, fique atento! Ao comprar a passagem aérea, o horário que consta é o da decolagem do voo. No entanto, você deverá embarcar (que significa entrar na sala de embarque) bem antes disso. No geral, os passageiros começam a entrar na aeronave 40 minutos antes do horário do voo. Tempo hábil para todos entrarem, se sentarem e o avião estar de portas fechadas para decolagem no horário exato marcado na sua passagem aérea. Sabendo disso, tenha em mente que se você chegar ao portão de embarque na hora exata do voo, você não entrará! Em média, as portas de aeronave fecham 15 minutos antes do horário do voo.

10 – Baixar aplicativo para acessar entretenimento de bordo:

Para uma melhor experiência de viagem nos voos nacionais, é importante o passageiro baixar com antecedência em seu dispositivo móvel o aplicativo da empresa área do seu voo, geralmente disponível na Apple Store ou na Play Store. Por meio dele, o cliente acessa diversas funções, entre plataforma de entretenimento que oferece gratuitamente catálogos de entretenimento do Brasil durante o voo.