Cotidiano

Ortopedia e urologia estão entre as principais cirurgias na fila de espera

Cerca de 9 mil pessoas esperam por cirurgias eletivas em Roraima

Um levantamento da Secretaria Estadual de Saúde (SESAU) revela que cerca de nove mil pessoas esperam por cirurgias eletivas em Roraima.

De acordo com a pasta, o número só poderá ser divulgado em definitivo após o recadastramento pelo aplicativo Zera Fila RR que irá quantificar o número real de pessoas que aguardam por alguma cirurgia eletiva.

A Secretaria informou que atualmente, estão sendo realizadas diariamente, entre 10 e 12 cirurgias eletivas e que medidas estão sendo adotadas para o avanço desse número.

“Foi contratada uma empresa especializada para realizar mais de 6.0000 procedimentos eletivos, pelo período de 180 dias, com o objetivo de reduzir o acúmulo resultante do enfrentamento à pandemia”, disse a Sesau em nota enviada à FolhaBV.

Ainda de acordo com a Sesau, o aumento da fila de espera por cirurgia eletiva se deu em virtude da pandemia causada pela covid-19. “A qual obrigou Roraima, assim como outros Estados brasileiros, a suspender temporariamente os procedimentos eletivos, uma vez que foi fundamental reorganizar o fluxo de atendimento das Unidades Hospitalares para atender toda a demanda e evitar um número maior de óbitos”, acrescentou.

Dentre as especialidades específicas para as demandas cirúrgicas dos pacientes que aguardam na fila, cirurgia geral, ortopedia, urologia e ginecologia aparecem como as principais.


Amós Costa Vieira aguarda por cirurgia há 48 dias (Foto: Arquivo Pessoal)

Um desses casos é o de Amós Costa Vieira, de 20 anos, que precisa de uma cirurgia ortopédica, após ter fraturado o fêmur em um acidente. Ele relata que está na fila pelo procedimento há 48 dias.

“Tem uma máquina que está quebrada no HGR há mais de mês, e para realizar algumas cirurgias ortopédicas é necessário o uso dessa máquina, no entanto, não tem no hospital e não tem previsão a cirurgia, e nisso ficamos à mercê” relatou o paciente.

Devido à demora no atendimento o jovem está recorrendo ao sistema privado e para conseguir pagar o procedimento ele está realizando uma campanha para arrecadar dinheiro a fim de custear a cirurgia.

034.844.252-10 PIX

Amós Costa Vieira 95 98119-1881