Cotidiano

Operação irá reforçar abordagens em bairros violentos de Boa Vista

Operação conjunta foi deflagrada no último sábado (27) e terminou com cinco pessoas presas

Cinco pessoas foram presas na Operação Saturitas, deflagrada no último fim de semana, com o objetivo de intensificar as abordagens de patrulhamento ostensivo em bairros estratégicos de Boa Vista. A ação, considerada como a maior da história das forças de segurança em Roraima, deverá percorrer vários bairros de Boa Vista e o interior de Roraima.

As ações foram realizadas entre sábado (27) e domingo (28) e foram coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), com atuação da  Policia Militar de Roraima (PMRR), Policia Civil de Roraima (PCRR), Secretaria Estadual da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). 

A operação contou com aproximadamente 174 profissionais envolvidos entre policiais civis, militares, penais e agentes de trânsito. Foram empregadas 66 viaturas policiais, incluindo carro-cela da Sejuc, vans, caminhão dos bombeiros e guinchos do Detran.  Ao todo, foram 428 pessoas abordadas, 162 veículos abordados e 17 estabelecimentos vistoriados. Durante a ações, três foragidos foram presos e duas pessoas foram detidas em flagrante.

O foco da primeira fase da ação integrada ocorreu no bairro Senador Hélio Campos, na zona Oeste de Boa Vista, onde os índices de violência são mais elevados. “Todas as equipes foram distribuídas em locais estratégicos, identificados  por meio de uma ação das equipes de inteligência das forças de segurança que montaram o planejamento operacional da ação”, explicou o secretário de Segurança Pública, André Fernandes 


André Fernandes, secretário de Segurança Pública – Foto: Nilzete Franco/Folha BV

Um dos objetivos também era a identificação de foragidos e descumprimento de medidas cautelares, além de prevenir a prática de infrações penais e demais medidas. A otimização do policiamento ordinário e o recobrimento da malha protetora também foram focos da operação.