Cotidiano

Operação desativa garimpo em terra indígena Raposa Serra Sol

A operação estaria sendo coordenada por militares do Exército Brasileiro e fiscais do Ibama e foco seria o combate ao garimpo ilegal em terras indígenas. Em resposta, o Exercito afirmou por telefone que não realizou operação esta semana nesta região.

A reportagem da Folha recebeu na manhã deste sábado, dia 18,  fotos e vídeos sobre uma operação que está ocorrendo na comunidade do Napoleão, município de Normandia dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol neste final de semana.

Segundo apurado pela reportagem até o momento, mortes teriam ocorrido, além da destruição de motos, carros, motores e moinhos. A operação estaria sendo coordenada por militares do Exército Brasileiro e fiscais do Ibama e foco seria o combate ao garimpo ilegal em terras indígenas. 

O ex-presidente da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos do Norte de Roraima, Lu Pedro gravou um vídeo lamentando a situação. Veja um trecho das palavras publicadas por ele: 

“Nenhum representante federal ou estadual, vai se manifestar em relação ao que está ocorrendo. É lamentável o que as forças federais fazem, somos um povo trabalhador que tenta melhorar de vida. O índio não se deixa vencer por nada, a terra é nossa. É uma extensão do nosso quintal. Lembrando ao Governo Federal que esse é o nosso posicionamento”, disse o líder indígena.

A reportagem entrou em contato com Exercito e Ibama. O Exércíto afirmou por telefone que não realizou operação em terras indígenas esta semana.