Cotidiano

ONG realiza curso curso de qualificação profissional para refugiados

O objetivo é que possam ingressar no mercado de trabalho e ter autonomia financeira com o curso de bartender

Um curso gratuito de Bartender para refugiados está acontecendo até esta sexta-feira (17), na Escola Refúgio. O curso profissionalizante é promovido pela ONG Refúgio 343 em parceria com o Instituto Diageo e a MXM International. 

A formação integra a grade de educação e profissionalização da escola montada pela organização não-governamental. O objetivo é capacitar 60 refugiados para que possam ingressar no mercado de trabalho e ter autonomia financeira para sustentar suas famílias. Entre o público participante estão, principalmente, mulheres e pessoas LGBTQI+.

Acolhimento e educação
A ONG Refúgio 343 já resgatou a vida de 3.136 pessoas refugiadas no Brasil. Entre as iniciativas oferecidas para a reinserção deles, estão cursos de idioma, educação intercultural e Direito ao trabalho, além do projeto Voluntário Acolhedor que possibilita a interiorização de refugiados e migrantes de vários países. Dessa forma, atua em 222 cidades brasileiras, alcançando 19 estados e o Distrito Federal.

A organização conta com doações para manter-se viva, com um núcleo onde estão inseridos doadores pontuais ou mensais. Além dos acolhedores, pessoas voluntárias que auxiliam na inserção de uma família ajudando-os no processo de integração socioeconômica.