EM BOA VISTA

Oito ônibus são entregues para atender transporte coletivo

Para maio, mais oito ônibus estão previstos para serem entregues, segundo o prefeito Arthur Henrique

Os novos ônibus irão atender as principais linhas da capital (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Os novos ônibus irão atender as principais linhas da capital (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O sistema de transporte coletivo de Boa Vista recebeu nesta terça-feira, 2, oito novos ônibus para atenderem a população. A frota de veículos climatizados e com acessibilidade substituirá outros que circulam há mais tempo.

Para maio, mais oito ônibus estão previstos para serem entregues, afirmou o prefeito Arthur Henrique. Segundo o gestor, a partir da próxima entrega, a frota municipal será renovada em mais de 25% e estará apta em totalidade com acessibilidade e climatização. Ele também mencionou novidades em relação ao transporte coletivo, como o reconhecimento facial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



“Agora, as pessoas vão poder recarregar os cartões de transporte de forma online, via ChatBot, QR Code e Pix, sem precisar ir até o local para fazer a recarga. Além disso, a população vai passar a entrar nos ônibus por meio de reconhecimento facial, para garantir mais segurança a quem é transportado”, disse.

Prefeito Arthur Henrique (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A diretora de Mobilidade Urbana da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Nádia Pereira, complementou que os novos ônibus irão atender as principais linhas da capital. “Serão para as linhas grandes, como a 212, 314 e a que integra a Universidade Federal de Roraima, pois nosso principal usuário é o estudante”, anunciou.

Nádia Pereira, diretora de Mobilidade Urbana da Emhur, afirmou que os ônibus vão atender as linhas 212, 314 e a que integra a UFRR (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Substituição do cartão pelo reconhecimento facial

O presidente da Emhur, Sérgio Pillon, enfatizou a necessidade da população em Boa Vista realizar o recadastramento do cartão de transporte coletivo. A campanha estava prevista para terminar em 30 de março, mas foi ampliada até o dia 15 de abril. Conforme ele, a maior parte das pessoas não atualizou o cartão.

“Todos os usuários de ônibus coletivo precisa realizar esse procedimento. Após o fim do prazo, os cartões antigos serão cancelados, mas o créditos continuarão válidos. Se a pessoa não atualizar o cartão, não vai conseguir entrar usar o transporte. É uma migração do cartão tradicional para o digital e esse recurso já está instalado em todos os veículos”, afirmou.

Presidente da Emhur, Sérgio Pillon, informou que a maior parte das pessoas não atualizou o cartão de transporte público (Nilzete Franco/FolhaBV)

O recadastramento é gratuito e acontece no terminal de ônibus José Campanha Wanderley, no Centro, das 7h às 17h. O cidadão deve apresentar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência. No caso de estudantes, é necessário apresentar ainda comprovante de matrícula ou declaração de vínculo com a instituição de ensino.

Para pessoas com deficiência (PCDs), além dos documentos pessoais, é necessário um laudo atualizado. Quem utiliza o Cartão Cidadão deve apresentar apenas os documentos pessoais.