Cotidiano

Novo decreto vai ampliar horário de funcionamento do comércio

Medidas passam a valer a partir desta sexta-feira, 26

O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), anunciou novas regras para o funcionamento do comércio na Capital, com aumento de duas horas no funcionamento do comércio. A medida foi adotada mediante a melhora nas taxas de ocupação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) e semi-intensiva.

Segundo o gestor, a último decreto municipal tem vigência até esta quinta-feira, 25. A partir de amanhã, 26, a previsão é de ampliar o horário de atendimento dos serviços que estão funcionando sem nenhuma restrição.

“Até hoje, eles estavam abrindo as 07h da manhã e fechando as 21h. Agora vão poder abrir as 06h da manhã e fechar as 22h. Dentro desse período não há restrição, a não ser o número de pessoas no estabelecimento de acordo com a taxa de ocupação”, explica Arthur Henrique.

A partir das 22h permanece da mesma forma, com os estabelecimentos podendo funcionar em sistema de delivery ou drive-thru. O novo decreto terá vigência também de 15 dias, podendo ser revisto dentro do período.

O prefeito reforçou que embora com a nova flexibilização de horário, a população deve manter as recomendações de segurança e distanciamento contra o covid.

“Em março, quando cresceu muito a onda, nós entramos com decreto com medidas mais restritivas. De lá para cá, os números melhoraram bastante. As UTIs estavam com 82% de ocupação e hoje estão com 59%. Os leitos semi-intensivos que estavam com 100% de ocupação agora estão com 80%. Isso mostra que a situação que temos hoje é melhor do que a que tínhamos no começo de março. Ainda é preocupante, ainda temos um número considerável de óbitos acontecendo. O índice caiu, mas continua alarmante”, completou.

Para o prefeito, é importante que a população entenda que a vacinação está acontecendo, mas o momento ainda é de cautela. “O plano de vacinação depende do Governo Federal, gostaríamos que fosse mais rápido. Então, é preciso manter a distância, usar as máscaras e adotar as medidas de segurança”, finalizou Henrique.

Leia mais: 

Novo decreto municipal passa valer a partir dessa quinta-feira, 11 -…