Cotidiano

Não-indígenas receberão auxílio para saída da Terra Yanomami

As medidas foram definidas em reunião em Brasília

Uma reunião realizada no começo da noite desta segunda-feira, 06, entre o governador de Roraima Antônio Denarium, com os ministros Rui Costa chefe da casa civil, Rui Costa, José Múcio, ministro da defesa, com o ministro da justiça, Flávio Dino e com a participação do senador da república, Hiran Gonçalves e do chefe da casa civil do governo de Roraima, Flamarion Portela, discutiu alternativas e avaliou os impactos da crise Yanomami e gerou alternativas que definirão os próximos passos a serem dados numa solução definitiva e contemple a todos.

Na reunião ficaram definidos alguns pontos, considerados pelo presentes como grande avanço na questão. 

Ficou definido a construção de uma solução definitiva para a segurança alimentar das comunidades indígenas;intensificação das ações de saúde em parceira com o governo do estado; assistência social para os trabalhadores em garimpo; criação da legislação que tratará da mineração em sistema de cooperativas de garimpeiros em áreas do estado, fora das reservas indígenas; auxílio para a desintrusão da área indígena e abertura do espaço aéreo – por tempo determinado – para retirada dos garimpeiros. 

Para o governador Antônio Denarium essa reunião representa um marco para o estado com a construção de uma solução boa para todos. 

“Acredito que temos que buscar soluções definitivas para essa é tantas outras questões e possamos sair todos vencedores e construindo um Brasil para todos”, ressaltou o governador. 

O governo federal solicitou que na próxima semana seja agendado, na capital federal, um encontro com o ministro da justiça, Flávio Dino e uma comitiva de representantes dos garimpeiros para o início de um diálogo que poderá resolver definitivamente esse problema no estado de Roraima e gerar oportunidades dentro da legalidade para esses trabalhadores.

O senador da república, Hiran Gonçalves, foi questionado sobre as definições da reunião e destacou a sensibilidade do governo federal em agilizar a solução, sem excluir ninguém e dando oportunidade de reconstrução de vida aos trabalhadores do garimpo.

“Não existe solução sem que haja o diálogo e o governo federal tem sido feliz na condução desse problema com o povo Yanomami e o mais importante é que tendo a visão completa do problema, sem deixar ninguém para trás”, finalizou o senador. 

COMITIVA EM RORAIMA

No dia 8 deverá chegar mais uma comitiva do governo federal ao estado composta pelo ministro da defesa, José Múcio e assessores para implantar as ações negociadas até o momento entre governo federal, governo do estado e demais envolvidos no processo.