Cotidiano

Músicos realizam manifestação e cobram retorno de atividades

Segundo os músicos, as diferentes regras para funcionamento do comércio prejudicam a categoria

Um grupo de músicos participa de manifestação na manhã desta sexta-feira, 26, em frente a Prefeitura de Boa Vista (PMBV). Os profissionais da cultura cobram retorno das atividades em bares e festas no horário noturno.

Segundo os músicos, as diferentes regras para funcionamento do comércio e da administração municipal prejudicam a categoria. O novo decreto municipal, com normas que passam a valer a partir de hoje, determina que bares e restaurantes só podem funcionar até as 22h, passando o serviço para delivery e drive-thru a partir deste horário.

“Toda a classe que faz os eventos na parte artística musical está sofrendo, desde os músicos, aqueles que cuidam do som, da iluminação. A gente decidiu se reunir com um ato de insatisfação por conta dos decretos”, disse Juninho da Pegada, presidente da associação dos músicos de Roraima.

O presidente da Associação dos Músicos de Roraima, Juninho da Pegada, cobrou retorno das atividades (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

O músico reforça que as atividades nas secretarias da Prefeitura foram mantidas, sem alterações nos horários. “Eles abriram o local onde eles trabalham, mas não permitem a abertura dos locais onde nós trabalhamos”, completou.

O músico Felipe Exaltação, que trabalha na área da música gospel há mais de 20 anos, relata que a manifestação representa não só os profissionais de Boa Vista, mas de todo o estado. “A gente vê a necessidade e de vencer pela música, ter o seu espaço reconhecido e ser remunerado. Com essa pandemia, as coisas vem piorando. Muitos músicos tocam na noite e fica bem difícil”, afirma.

Para Márcio Alexandre, músico conhecido de Roraima, a categoria só deseja ter um espaço para trabalhar, obedecendo as regras de segurança e de saúde. “A gente percebe que a música pode se encaixar nesse novo formato de trabalho, com horário reduzido e espaçamento adequado. Estamos há muito tempo sem trabalhar e temos a nossa família para sustentar. Que a Prefeitura ache uma forma para que a gente possa exercer o nosso trabalho”, complementou.

Confira vídeo:

Prefeitura diz que não há previsão de retorno das atividades musicais ao vivo

Sobre o retorno de apresentações musicais ao vivo, a Prefeitura de Boa Vista informou que tem apoiado desde o início da pandemia os artistas locais, por meio da Live do Bem, além dos recursos da Lei Federal nº 14.017/2020, conhecida como lei Aldir Blanc.

“No momento só é permitido em Boa Vista música para som ambiente em bares e restaurantes. Não há ainda previsão do retorno de música ao vivo nesses estabelecimentos, pois acaba incentivando a aglomeração nesses locais”, completa.

A PMBV reforçou ainda que a Fundação de Educação Turismo Esporte e Cultura (FETEC) está organizando a 2ª edição da Live do Bem, previsto para ocorrer no início de abril.

“As apresentações ao vivo são transmitidas pelo canal da prefeitura no Youtube e redes sociais. Além de levar boa música para as pessoas durante o período de isolamento social, a Live do Bem também dá suporte financeiro aos músicos. O edital beneficiou na 1ª edição cerca de 140 artistas, que receberam cachê que variava de R$ 1.000,00 a R$ 1.700,00”, finalizou a nota.

Leia mais: 

Novo decreto vai ampliar horário de funcionamento do comércio – Folha…