Cotidiano

MS orienta para que população evite viagens não essenciais

Nota foi encaminhada para todas as secretarias estaduais de saúde com objetivo de prevenir a propagação da variante do coronavírus

O Ministério da Saúde (MS) encaminhou uma nota técnica às secretarias estaduais de saúde para que população evite viagens não essenciais, no início dessa semana. A nota foi enviada com o objetivo de prevenção à propagação da cepa amazonense, variante do coronavírus.

Dentre as orientações, está a recomendação para evitar viagens não essenciais, principalmente para locais com alta incidência da nova cepa. E que informem a identificação da variante no estado em até 24h.

O envio da nota se deu a partir dos crescentes casos e óbitos no Amazonas com a hipótese de que o motivo estivesse relacionado a variante amazonense. A nota informa ainda sobre a linhagem do vírus, as variações encontradas até o momento e reforça as ações de prevenção e identificação do covid-19. 

SESAU – Por meio de nota, a Sesau informou que recebeu e cumprirá as orientações. Confira na íntegra:

A Sesau (Secretaria de Saúde) informa que recebeu a nota técnica do MS (Ministério da Saúde) e irá cumprir integralmente as recomendações.

A secretaria ressalta que o Governo de Roraima seguindo o Plano de Contingência da COVID-19, tem realizado todas as medidas para o enfrentamento da COVID-19, como o monitoramento de possíveis novos casos, entre elas, a instalação de duas barreiras sanitárias, uma no Aeroporto de Boa Vista e a outra, no posto de fiscalização do Jundiá, no município de Rorainópolis, divisa com o Amazonas.

A Sesau reforça também que em cumprimento ao decreto nº 29.838-e, de 25 de janeiro de 2021, tem orientado e fiscalizado o cumprimento das medidas de segurança para evitar o avanço da doença no Estado.

Por Adrielle Lima