Cotidiano

Motoristas reclamam de engarrafamento causado por sinal

Semáforo foi instalado há uma semana

Motoristas que trafegam pela avenida Centenário e pela BR-174, sentido posto Karakas, onde na proximidade foi instalado um semáforo, reclamam do engarrafamento provocado pelo sinal. Segundo eles, desde a implantação do equipamento, há cerca de uma semana, para garantir fluidez no tráfego, a situação piorou, sobretudo, nos horários de pico.

“Está um caos em todos os horários, principalmente pela manhã, porém o congestionamento no local é constante, em ambos os lados da via” relatou a servidora pública Yasmin Leitão.

Durante uma hora, a reportagem acompanhou a movimentação do tráfego na área. Muitos motoristas afirmaram não entender o motivo da instalação do semáforo.

“Preciso passar aqui todos os dias, e hoje para chegar ao trabalho a demora foi de 30 minutos” explicou o funcionário público David Adam Peixoto.

Um vídeo enviado à Folha mostra outro problema, ambos os semáforos ficam verde ao mesmo momento. “É um perigo, eu estava prestes a ver um acidente acontecer quando gravei o vídeo”. O momento foi registrado por um funcionário de um posto de combustível que preferiu não se identificar.

Mas a instalação não é alvo de reclamação de todos os condutores que utilizam o trecho. Por exemplo, o produtor rural Antonio da Cruz disse que utiliza a via três vezes ao dia e não viu problema algum. “Passo aqui exatamente nos horários de maior fluxo e não observei congestionamento, pelo contrário, organizou o tráfego”, comentou. 

PREFEITURA – A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito informou, por meio de nota, que o semáforo foi colocado nas avenidas Brasil com a Centenário para equalizar o fluxo de veículos no local.

Os veículos que vêm da BR, antes da instalação do semáforo, tinham um acesso mais fácil para entrar na rotatória, fazendo com que os veículos da avenida Centenário ficassem parados muito tempo aguardando passagem.

‘Agora todos tem acesso no tempo adequado, já que o tempo do semáforo é programado de acordo com o fluxo de veículos dos dois sentidos e em diferentes horários do dia’, diz trecho da nota.