Cotidiano

Motoristas de aplicativo se manifestam para discutir melhorias à categoria

Durante a manhã desta terça-feira, 14, o grupo paralisou as atividades para discutir os pontos que mais provocam insatisfação à categoria, como o valor mínimo pago por corrida, de R$ 5,50 e a necessidade de regulamentação da profissão no âmbito municipal.

Na manhã desta terça-feira, dia 14, motoristas de aplicativo decidiram fazer uma paralisação e uma manifestação na Praça do Centro Cívico, na intenção de discutir algumas garantias e destacar insatisfações que interessam ao grupo.

De acordo com o presidente da Associação de Motoristas de Aplicativo (Amapp), Osvaldo Frota, a pauta de reivindicações tem quatro pontos: cobrar dos aplicativos o fim das corridas mínimas de R$ 5,50; fazer acordo entre os motoristas para que não aceitem corridas com valor mínimo; reforçar para a sociedade que o motoristas de aplicativo é trabalhador, precisa sobreviver e dar sustento à família, por isso deveria entender o fim do valor mínimo e, por fim, discutir a minuta de regulamentação da profissão em Boa Vista.

“Essa manifestação parte dos motoristas que não aguentam mais fazer corridas mínimas, porque o motorista tem que passar 39% para a Uber, restando para o motorista o valor aproximado de R$ 3,36. A gente acha injusto o valor de uma corrida como essa e quer chamar a atenção dos aplicativos e dos motoristas, da sociedade em geral para que cada um tenha consciência e dê valor à categoria”, esclareceu Frota.

Os manifestantes aproveitaram a oportunidade para acertarem os delates relativos à pauta da regulamentação que será votada pela Câmara de Vereadores de Boa Vista. “Está para entrar em votação e tem alguns pontos que a gente precisa ajustar e adequar nessa regulamentação. Já fomos chamados várias vezes na Câmara, para uma conversa, inclusive o vereador Ítalo Otávio nos deu a oportunidade de acrescentar pontos importantes para nós no texto da regulamentação. Participamos de uma reunião com o presidente da Emhur [Empresa de Desenvolvimento Humano e Habitacional] para opinar e ajustar essa regulamentação para entrar em análise”, reforçou o presidente da Amapp.

Os membros da Associação acreditam que a regulamentação vai ser benéfica no sentido de impedir que clandestinos atuem entre os motoristas; na intensificação da fiscalização contra os condutores sem habilitação e para coibir a prática de um motorista ceder sua conta do aplicativo para outra pessoa trabalhar.

Segundo Frota, o que ainda precisa ser revistas, no texto que está sendo elaborado para regulamentar o trabalho de motorista de aplicativo, são as reduções de algumas cobranças de taxas, mas que há uma garantia prévia de que não serão necessários a placa vermelha nem seguro para passageiros como condições para o trabalho.

Quando questionado sobre o valor que deveria ser cobrado como mínimo por corrida, Osvaldo frota afirmou que o objetivo é que o valor de corrida mínima seja de R$ 10,00 em qualquer aplicativo, com o acréscimo de R$ 2,00 a cada três quilômetros rodados. “Assim, nós acreditamos que fica um preço justo tanto para a sociedade como para o motorista”, concluiu.

Procurada pela FolhaBV, a Prefeitura de Boa Vista informou que houve uma reunião entre a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Boa Vista e os motoristas de aplicativo onde foi solicitado apoio e fiscalização para coibir as atividades daqueles que burlam as plataformas. Na ocasião, a categoria perguntou se haveria regulamentação da atividade e foi informada que neste ano a Emhur está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana e que esse tema será amplamente debatido em audiências públicas, onde será decidido qual a melhor alternativa a ser levada ao chefe do Poder Executivo para ser encaminhada à Câmara Municipal.

Em nota, a Uber informou que os ganhos na plataforma da Uber são bem particulares para cada motorista parceiro, já que cada um escolhe como quer usar o aplicativo. “O valor de uma viagem intermediada pela Uber é calculado segundo uma série de fatores e sempre é exibido para o motorista parceiro antes dele aceitar uma solicitação. Entram no cálculo itens como a estimativa de tempo e de distância da viagem, tempo e distância do percurso até o usuário, condições de trânsito, existência de ganho adicional por aumento de demanda (preço dinâmico), entre outros. Além disso, como os parceiros têm liberdade para decidir em quais dias e horários preferem dirigir, quem concentra a atividade no app em dias e horários de maior movimento tem maior probabilidade de realizar mais viagens e ganhar mais”, acrescentou a empresa.

A reportagem da Folha entrou em contato com a Câmara de Vereadores e aguarda resposta.