Cotidiano

Moscas têm mais de 300 bactérias presentes em patas e asas

Esses insetos em ambiente doméstico contribuem para proliferação de doenças em humanos

A presença de moscas nos ambientes domésticos e estabelecimentos comerciais na capital vem incomodando a população nesse inverno. A preocupação em ter o inseto sobrevoando alimentos aumentou após a publicação de estudo na revista Científica Scientific Reports, que apontou cerca de 351 bactérias presentes nas patas e asas das moscas. 

Durante os voos elas se alimentam de material orgânico em decomposição, como animais mortos, e até fezes, que ficam presos em seu corpo e podem se soltar na próxima aterrissagem, trazendo infecções, intoxicações ao organismo humano, podendo causar até cólera.

Assim como as baratas e mosquitos, as moscas são atraídas principalmente pela umidade, somada a ambientes com orgânicos, como as frutas da estação caídas nos quintais. Silvana Bento é dona de casa e disse não saber mais como se livrar das moscas. Ela nos conta que com a aproximação do inverno o número de moscas aumentou e deixar alimentos descobertos se tornou um problema em sua cozinha. 

“Além de irritarem, as moscas tiraram até minha liberdade em deixar as portas e janelas abertas. Passo desinfetantes, álcool e espanto, mas elas voltam depois de um tempo. Comprei ventiladores para deixar circulando nos ambientais para evitar que pousem, mas todas as minhas ações são temporárias” lamentou a dona de casa

A médica Magda Noleto explica que além de carregarem bactérias no corpo, as moscas também podem ingeri-las e depositá-las nos alimentos por meio da saliva. “Ao pousarem nos alimentos, mesmo que por alguns segundos, o alimento já está comprometido. As doenças transmitidas pelas moscas, assim como todas as outras doenças, merecem atenção porque normalmente se manifestam com sintomas simples como diarreia, micoses e até conjuntivite”

Magda Noleto orienta cuidado com machucados abertos e o pouso do inseto. “Contato direto com feridas pode acarretar a deposição de ovos que, ao se transformarem em larvas, vão se alimentar do tecido, levando a danos bem maiores”

Saiba os cuidados para evitar as moscas

Medidas simples podem evitar a presença de moscas em ambientes domésticos. De acordo com a Médica Magda Noleto, é fundamental evitar o acúmulo de lixo por mais de dois dias, assim como lavar com cloro, uma vez na semana, as lixeiras.

“Se possível, coloquem redes contra mosquitos nas janelas, evitem comer alimentos que tiveram contato direto com a mosca e tenham atenção na hora de tapar panelas com alimentos. No entanto, se mesmo assim elas insistirem em permanecer, é possível utilizar inseticidas e armadilhas para eliminação imediata da mosca”.

Outras dicas são:

•    Coloque o lixo na área externa da casa, higienizá-lo com frequência e ainda utilizar produtos à base de eucalipto, já que esse odor consegue espantar as moscas.

•    Se você notar a presença de uma mosca em um ambiente, experimente fechar as cortinas e deixe somente uma frestinha de luz próxima a uma janela aberta, é garantido que ela buscará a luz e irá embora.

•    Não podemos esquecer que nossos animais de estimação também têm hábitos propícios ao aparecimento de moscas. Muitas vezes, os pets deixam uma pequena porção de alimento ou ração ou alguns farelos que acabam ficando descobertos em seus potes de comida.