Cotidiano

Moradores usam placa irônica para reclamar de rua alagada

A rua fica localizada no bairro Senador Hélio Campos

Moradores da Rua HC 14, no bairro Senador Hélio Campos, sofrem todos os anos com o inverno. Isso porque um trecho da via fica alagada, dificultando o acesso de quem passa pelo local. Para alertar os condutores sobre os buracos, os próprios moradores colocaram uma placa onde está escrito “É proibido pescar”. A Prefeitura de Boa Vista informou que tem investido na infraestrutura do bairro Senador Hélio Campos. Confira ao final a nota na íntegra.   

Além da lama e dos buracos, os moradores também reclamam das calçadas. Que segundo eles, estão danificadas por conta da água e dos motoristas que trafegam por elas. A reportagem da Folha esteve no local e ouviu os moradores.


O entregador Carlos Eduardo, trefega pela via com os pés levantados.( FOTO: Nilzete Franco/ Folha BV)

O entregador de gás e água, Carlos Eduardo, de 20 anos, disse que a rua alagada atrapalha as entregas e atualmente, utiliza outra via para concluir os serviços. Ele relatou, ainda, que já chegou a cair em alguns buracos. “Às vezes eu passo com os pés levantados para não me molhar, bato em um buraco caio ou a botija cai também, isso já aconteceu várias vezes. Estou evitando passar por aqui por conta dos buracos e da água”, relatou.

Para não passar pela lama, muitos motoristas utilizam as calçadas. “Quando eu passo por aqui vou por cima da calçada. É perigoso porque posso cair, mas é o jeito”, completou.


O cadeirante Dyemerson Leite dos Santos, trafegando pela lama. ( FOTO: Nilzete Franco/Folha BV)

O cadeirante Dyemerson Leite dos Santos, de 30 anos, relatou à reportagem que não consegue mais sair de casa por conta da lama e das péssimas condições da calçada. Segundo ele, já foi gravado um vídeo relatando a situação, porém nada foi feito.

“Antes eu ia pela calçada, agora não tem como e o jeito é ficar em casa. Quando eu preciso de alguma coisa, algum vizinho vai lá para mim ou quando diminui a água eu vou até perto do mercado e peço. Está bem difícil à locomoção por aqui”, contou.


 Nathália Santos comerciante (FOTO: Nilzete Franco/ Folha BV)

A rua alagada também atinge as vendas da comerciante Nathália Santos, de 25 anos, que relatou que o problema afasta os clientes. “As pessoas não atravessam essa lama para vir aqui. Tem vários buracos na rua, as pessoas utilizam a outra via para trafegar, aí está espantando os clientes e as vendas estão francas. Todo inverno é assim. Nós pedimos ao órgão competente que resolva essa situação”, disse.

Os moradores relataram, ainda, que quando as chuvas estão intensas, a lama transborda e invade as residências impossibilitando sair de casa. Confira a nota da Prefeitura de Boa Vista na íntegra. 

 A Prefeitura de Boa Vista reforça que nos últimos nove anos, a gestão municipal tem investido muito na infraestrutura do bairro Senador Hélio Campos. Foram mais de 25 km de drenagem, 43 km de pavimentação, 8 km de recapeamento, 88 km de calçadas e 4 km de meio-fio. A gestão municipal trabalha para ampliar essas ações, inclusive na HC-14, no entanto, necessita de apoio e recursos federais para serviços de infraestrutura, por serem obras caras. A prefeitura segue monitorando a área, e dentro das possibilidades, executa ações emergenciais para amenizar a situação.