Cotidiano

Moradores têm dificuldade para se prevenir contra o coronavírus

Lavar as mãos constantemente é uma das principais recomendações para evitar a contaminação pelo Covid-19, mas falta de água ou pressão fraca atrapalham prevenção

Entre as recomendações do Ministério da Saúde para evitar o novo coronavírus, lavar as mãos frequentemente é uma das mais importantes. No entanto, nem toda a população de Boa Vista está tendo acesso integral a uma das formas mais simples de prevenir o vírus: a água.

Em bairros das zonas Oeste e Sul de Boa Vista, a água não chega ou chega bem fraca. Entre os locais afetados estão o 13 de setembro e o Jardim Caranã.

No bairro 13 de setembro, zona Sul, o montador de móveis Anderson Carvalho reclama do desabastecimento “Todos os dias ficamos sem água por algumas horas e em algumas ruas, ficamos sem água por mais de um dia. Falam pra lavar a mão, mas como que a gente vai lavar a mão e se prevenir se não tem água?”, diz o morador, que vive há X anos no bairro.

Ainda de acordo com Carvalho, o problema é constante, mas a resposta é que não consta nenhuma anormalidade no sistema. “Eles pedem o endereço e dizem que vão mandar uma equipe no local. Mas nunca resolvem o problema”, enfatiza o montador.

Outro problema é sentido também por moradores do Jardim Caranã, na zona Oeste. De acordo com uma moradora que não quis se identificar, não falta água, mas a pressão é insuficiente para fazer coisas básicas, como lavar as mãos constantemente, tomar banho ou lavar as roupas.

“A minha máquina de lavar queimou porque teve que forçar demais para puxar a água, que não enchia. A pressão é sempre muito fraca”, relata a moradora.

CAER

A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), por meio de nota, informa que não tem medido esforços para amenizar a situação dos bairros 13 de Setembro e Jardim Caranã. Diariamente uma equipe técnica faz vistorias nos poços e nas caixas d’água e já executou manobras para reforçar a distribuição de água nas residências.

Esclarece que o bairro 13 de Setembro é abastecido pelo CRD (Centro de Reservação e Distribuição) do São Vicente e o bairro Jardim Caranã, pelo CRD do Caranã e que ambos estão em pleno funcionamento.

Informa também que o abastecimento está comprometido pela forte estiagem que afetou o lençol freático. Outro fator é a oscilação no fornecimento de energia elétrica de maneira constante naquela região. Cada queda de energia afeta a operação do sistema que precisa ser reiniciado, demandando tempo para restabelecer o fornecimento.

Destaca que os clientes podem entrar em contato diretamente com a Companhia para tratar sobre problemas relacionados aos serviços prestados. A empresa agradece a compreensão de todos os disponibiliza canais de comunicação para esclarecimentos de dúvidas e outros assuntos.

FALE COM A CAER

Whatsapp: (95) 98404-5313 (Problemas de extravasamento de esgoto ou na rede de distribuição de água – funcionamento das 8h às 22h)

Outros assuntos:

Call Center 0800.280.9520

APP CAER MOBILE: Disponível para ANDROID na Google Play Store e IOS na App Store

SITE: http://www.caer.com.br

FACEBOOK/INSTAGRAM/TWITTER: caerroraima