Moradores do bairro Tancredo Neves reclamaram dos transtornos provocados pelas más condições das ruas daquele setor da cidade, na zona Oeste. Além dos problemas, como a precariedade do asfalto, acúmulo de lama nos dias de chuva e a intensa poeira quando há estiagem, eles dizem que os grandes e inúmeros buracos contribuem para frequentes acidentes de trânsito.
Condições piores estão nas ruas Maria Rodrigues dos Santos e Lourival Silva. Na esquina entre estas duas vias, os buracos se acumulam e causam indignação na população, que decidiu tapar alguns com pedras numa tentativa de minimizar os transtornos.
Os moradores disseram que a profundidade dos buracos fica imperceptível quando as ruas alagam em dias de chuva, tornando-os submersos. Este é um dos motivos citados por eles como fator que causa acidentes.
“Certo dia, eu estava vindo de motocicleta e a rua estava alagada, não vi os buracos, caí dentro de um deles e fui para o chão imediatamente. Torci o tornozelo”, disse a moradora Alice Franco.
O morador James Santos também reclamou dos transtornos e disse que já viu dois acidentes envolvendo motocicletas em dias diferentes. “Os condutores caíram e se machucaram. Existe dificuldade também para os idosos e crianças que passam a pé pelas ruas em meio aos buracos e muita lama. Aqui vira uma lagoa quando chove”, acrescentou a moradora ao lembrar a importância de sistema de drenagem adequada para as ruas do bairro.
Um buraco em um dos pontos da rua Maria Rodrigues dos Santos também causa preocupações. “Este buraco só aumenta. Um vizinho colocou duas estacas em volta para evitar acidentes e prejuízos aos motoristas. Já ligamos e pedimos para que o problema seja corrigido, mas até agora a situação é a mesma”, disse um morador que preferiu não se identificar.
A moradora de outro bairro, que passa pelo Tancredo Neves, Carla Domingues, considerou importante que a população seja informada sobre as atribuições dos vereadores e do Executivo Municipal na melhoria da qualidade de vida da população. “A partir do momento em que as pessoas souberem que a Prefeitura deve realizar as obras e o Legislativo Municipal, fiscalizar, ficará mais fácil cobrar das autoridades melhorias para o bem de todos”, frisou.
Ela disse que os demais bairros da Zona Oeste também sofrem com a precariedade das vias. “Os cuidados devem ser realizados em toda a cidade, e não apenas em uma região, como acontece na Zona Leste. É uma questão de cidadania, temos que reclamar porque os moradores sofrem com os transtornos e os acidentes. Não há sinalização nem investimento nas ruas. Cobramos melhorias”, reclamou Carla.
PREFEITURA – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que “nos próximos dias” o bairro Tancredo Neves entrará na programação das equipes da Operação Tapa Buracos. “No momento, as equipes estão trabalhando nos bairros Pricumã e Nova Canaã”, frisou.
Destacou que as ações do Tapa Buracos seguem um cronograma para atender as principais reivindicações da população. “O trabalho é contínuo e abrange todos os bairros da Capital. A população também pode fazer a solicitação do serviço por meio da Central de Atendimento 156”, ressaltou. (AD)