NO BAIRRO PARAVIANA

Moradores reclamam de barulho ocasionado por treinamento de tiros da PM em zona urbana

A Polícia Militar informou que Todas as medidas de segurança foram tomadas de forma preventiva e excluem qualquer possibilidade de risco para a população

Local onde funcionava um clube aquático tem sido usado como centro de treinamento da PMRR (Foto: Arquivo pessoal)
Local onde funcionava um clube aquático tem sido usado como centro de treinamento da PMRR (Foto: Arquivo pessoal)

Os moradores do bairro Paraviana mostraram incômodo diante do barulho causado por um treinamento de tiros da Polícia Militar de Roraima (PMRR). Conforme os residentes, a instrução estaria acontecendo em um espaço onde funcionava um clube aquático e a proximidade à área residencial causa preocupação.

Um vídeo registrado por um morador mostra parte do treinamento policial, no qual é possível escutar os sons dos disparos. Segundo ele, que não quis ser identificado, a instrução ocorre ao lado de casas, onde vivem idosos e crianças.

“Faz quase um mês que utilizam o local para treinamento e cheguei a escutar alguns tiros esporádicos, mas nesta semana piorou. Teve um dia que escutei uma rajada de tiro de metralhadora. É preocupante, porque algumas casas nem têm muros para se separarem desse espaço”, afirmou.

Vídeo: Arquivo pessoal

Em um grupo de mensagens formado por moradores do bairro, os residentes expressam preocupação em relação aos sons de tiros. “Além dos cachorros ficarem assustados ao ponto de se machucarem, cuido de uma irmã idosa e paciente de hemodiálise. Há dias em que ela chega das sessões muito debilitada e precisa de descanso, o que não vem acontecendo esses dias devido aos treinamentos”, comentou um morador.

O que diz a PMRR

A PMRR informou que o local trata-se do Centro de Treinamento do Grupamento de Ações Táticas Especiais da corporação. Disse ainda que o espaço é voltado para o treinamento e aperfeiçoamento de policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais.

A respeito das reclamações de sons altos de tiros, a polícia explicou que, na manhã deste sábado, 25, foi realizado, no mencionado Centro de Treinamento, o módulo “Tiro Policial” do 7º Curso de Operações Especiais da PMRR.

“O Curso de Operações Especiais é constituído de diversos módulos, dentre os quais o de Tiro Policial, que obedeceu a todas as normas de segurança estabelecidas. Todas as medidas de segurança foram tomadas de forma preventiva, excluindo qualquer possibilidade de risco para a população”, disse em nota.