Cotidiano

Moradores de Uiramutã vão receber doação de 80 toneladas de alimentos

Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, por meio da Conab, vai disponibilizar leite, arroz e farinha

Moradores de Uiramutã vão receber doação de 80 toneladas de alimentos Moradores de Uiramutã vão receber doação de 80 toneladas de alimentos Moradores de Uiramutã vão receber doação de 80 toneladas de alimentos Moradores de Uiramutã vão receber doação de 80 toneladas de alimentos

A governadora Suely Campos anunciou a doação de 80 toneladas de alimentos para mais de mil pessoas que moram em Uiramutã, município que enfrenta dificuldades em razão da enchente histórica ocorrida na madrugada de quinta-feira, 18. A doação foi intermediada pela Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), junto à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário.

“Nós ainda estamos preparando a logística para buscar esses alimentos em Manaus, que serão realmente muito bem-vindos, já que estamos falando de em torno de mil pessoas que perderam absolutamente tudo nas suas casas”, disse a titular da Setrabes, Emília Campos.

Ainda não há previsão para a chegada dos alimentos, no entanto, Emília ressaltou que outras doações também podem ser feitas na sede da secretaria, nas salas sete e oito, em horário comercial ou no ponto de coleta da representação da Prefeitura de Uiramutã, localizado na Rua Arnaldo Brandão, número 905, no bairro São Francisco. Mais informações no telefone (95) 2121-2629.

VISITA – A governadora Suely Campos informou, durante coletiva de imprensa, que realizará visita à região afetada hoje, 23, para levar doações e atendimento médico aos moradores, além de fazer um levantamento das necessidades da população. “Nós estaremos levando uma equipe de saúde com quatro médicos para fazer atendimento à comunidade, além de medicamentos, cloreto de sódio para tornar a água potável, redes, lonas para os moradores ficarem provisoriamente abrigados enquanto retomamos a reconstrução das casas, alimentos e água potável. Também vamos fazer um levantamento mais detalhado visto que agora a região não tem mais tantos problemas de inundação e os acessos estão mais fáceis”, esclareceu a governadora.

Outra preocupação é com relação à produção dos agricultores. “Nós temos uma urgência em resolver a situação nas casas de farinha porque a mandioca foi toda arrancada da terra, então eles têm que aproveitar e produzir a farinha imediatamente”, disse.

Além disso, a governadora designou que a Secretaria de Infraestrutura realize, em parceria com o Exército Brasileiro, correções em alguns pontos que começaram a ruir na estrada de acesso ao município. Por fim, Suely confirmou a assinatura do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (Plancon), que define as ações de resposta em situações emergenciais. “Estamos fazendo o nosso plano para todo o Estado visto que nós temos uma perspectiva de uma cheia maior do que foi nos anos anteriores”, complementou.

ENCHENTE – As fortes chuvas na região do Caburaí afetaram a cabeceira do Rio Maú, que transbordou na madrugada de quinta-feira, 18. A enchente afetou 15 localidades do Uiramutã, totalizando 936 pessoas de 184 famílias atingidas e comprometeu 57,5 hectares de áreas produtivas, além de destruir 45 casas e duas escolas. As localidades atingidas foram Caveira, Canã, Kumapai, Kanapang, Nova Esperança, Ximarão, Mutiár I, Muriá II, Mutum, Central, Prododó, São Matheus, Lage, Orinduque e Boca do Uailã. (P.C)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.