Cotidiano

Moradores afetados pela chuva recebem visita da Defesa Civil

De acordo com os registros dos pluviômetros distribuídos pela capital, choveu entre 22mm e 38mm

Devido à forte chuva que ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira, 18, as equipes da Defesa Civil Municipal estiveram nas ruas para atender aos chamados da Central 156. De acordo com os registros dos pluviômetros distribuídos pela capital, choveu entre 22mm e 38mm. 

As equipes são enviadas aos locais conforme demanda solicitada pela população através do 156. O bairro Senador Hélio Campos é um dos que foram atingidos pela forte chuva e que recebeu vistoria em algumas casas nesta manhã. 

 De acordo com a diretora da Defesa Civil Municipal, Flávia Cantanhede, desde a madrugada da última segunda feira, foram registradas 49 ocorrências. A maioria delas são de queda de árvores.  “Temos um número bem elevado de ocorrência e a Defesa Civil está empenhada em ajudar a população nesse sentido”, disse. 

Com a chegada do inverno, esse período exige cuidados. As chuvas, principalmente em grande quantidade em um curto espaço de tempo, podem deixar a população em situações de risco e é importante que algumas medidas sejam tomadas para reduzir danos materiais e preservar a segurança. 

 As orientações para a população durante esse período chuvoso são: 

 -Evitar o uso de equipamentos eletrônicos durante chuvas com raios e trovões; 

-Não se abrigar debaixo de árvores e estruturas de metal, principalmente por conta de incidências de raios; 

-Evitar transitar nas ruas da cidade a pé ou com veículos no período de chuvas muito intensas. 

É importante que a população não coloque entulho, galhadas e outros materiais em frente às casas, nas calçadas ou ruas. Do contrário, isso prejudica o escoamento das águas das chuvas, entope bueiros e causa alagamentos. 

Emergência  

A equipe atua 24 horas para atender as ocorrências acionadas pela população. Em casos de alagamento ou situação de risco, o cidadão pode acionar a Defesa Civil pela Central 156.