Período seco

Monitor de Secas indica agravamento da estiagem em Roraima

Área considerada em seca grave no estado cresceu de 25% para 37%, conforme o monitoramento da Agência Nacional das Águas (ANA)

Rio Branco durante o verão 2023-24. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Rio Branco durante o verão 2023-24. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

Roraima registrou um agravamento da estiagem em dezembro do ano passado em comparação com o mês anterior. Os dados são do Monitor de Secas, ligado à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Ana), e divulgado na última semana.

O estado havia entrado no Mapa do Monitor em novembro de 2023. Nesse mês e em dezembro, o estado registrou seca em 100% de seu território. Entre novembro e dezembro de 2023, Roraima registrou a intensificação da seca com o avanço da seca grave de 25% para 37% de seu território.

Cenário nacional

O Amazonas foi afetado por uma seca severa no segundo semestre de 2023. De acordo com a Ana, a estiagem na região registrou melhora no final do ano passado. Apesar da redução da seca no Amazonas, a Defesa Civil do estado alerta que todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência em decorrência da falta de chuvas.

Além de Roraima, a estiagem ficou mais severa nos últimos meses do ano passado no Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia e Tocantins.

Com base no tamanho territorial, o Amazonas foi a unidade da federação com a maior área afetada pela seca em dezembro do ano passado, seguido por Pará, Mato Grosso, Bahia e Minas Gerais.