Cotidiano

Meta é imunizar 50 mil bovinos em áreas indígenas

Equipes da Aderr, Mapa e Funai permanecem até o dia 15 de maio na Terra Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos para realizar a imunização nas regiões

Uma equipe de técnicos da Agência de Defesa de Roraima (Aderr) está na Terra Indígena Raposa Serra do Sol e São Marcos para realizar vacinação contra a febre aftosa. A ação é uma parceria da Aderr com a Fundação Nacional do Índio (Funai) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Nas localidades, estão seis técnicos da Aderr, seis técnicos do Mapa, e três da Funai. A equipe vai realizar a imunização nas regiões até o dia 15 de maio e o objetivo é vacinar cerca de 50 mil cabeças de gado. O presidente da Aderr, Vicente Barreto, explica que o Governo do Estado faz essa ação por medida de segurança.

“Por ser uma região de fronteira com a Venezuela, que é uma área de alto risco, preferimos fazer esse mutirão. É uma medida de segurança, pois os animais daquela região transitam de uma propriedade para outra livremente, pois ali não existem cercas”, relatou. A imunização ocorre ininterruptamente, e é feita também nos fins de semana para que a equipe possa atingir a meta.

PRORROGADO
A primeira etapa da vacinação contra a aftosa em Roraima começou no dia 1º de abril e a princípio seguiria até dia 30 do mesmo mês. Porém, devido ao período de intensa estiagem que assolou grande parte do Interior do estado, a Aderr enviou ofício ao Mapa, pedindo a prorrogação do prazo até o dia 15 de maio.

E o Ministério da Agricultura, além de autorizar a prorrogação, estendeu o prazo até o dia 30 de maio. “É o tempo que começa o período de chuva e possibilita o remanejamento dos animais para garantir a eficiência da vacinação”, argumentou Barreto.

Após o término da campanha será realizada uma nova sorologia para comprovar a eficiência vacinal. Na última, realizada em 2015, ficou constatado que não existe circulação do vírus em Roraima. Segundo o presidente, os produtores que não vacinaram seu rebanho ano passado serão identificados nessa sorologia de 2016.

Fonte: Secom

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.