Perigo

Menino autista de 7 anos sai sozinho de escola municipal em Boa Vista

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) informou que essa foi uma situação pontual ocorrida na escola no horário de saída dos alunos

Escola fica no bairro Cidade Satélite (Foto: Divulgação)
Escola fica no bairro Cidade Satélite (Foto: Divulgação)

Um menino autista , de 7 anos, e que é aluno da Escola Municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz, no bairro Cidade Satélite, zona Oeste de Boa Vista saiu andando do local sozinho, sem que qualquer funcionário tivesse visto, nessa terça-feira (13). A criança foi encontrada pelo pai a poucos quarteirões da escola.

Em depoimento, a mãe da criança relatou que havia ido buscar o filho na escola quando notou que a criança não estava na unidade. Ela questionou os funcionários da escola, que não souberam informar onde o menino estava.

A mãe ligou para o pai da criança para saber se havia buscado o filho sem autorização. Ele disse que não havia pego e saiu de motocicleta em direção à escola. No trajeto, encontrou o filho na rua Libra, a poucas quadras da escola.

“A escola por omissão permitiu sua saída sem autorização dos pais, e não responsabilizou-se por sua segurança, agiu de forma omissa e negligente. É importante informar que meu filho não tem cuidador ou professor auxiliar”, relata a mãe.

Os pais chegaram a registrar boletim de ocorrência e informaram ainda que o filho não tem cuidador ou professor auxiliar na unidade de ensino há muito tempo, mesmo com solicitações recorrentes para que a Prefeitura direcionasse algum profissional para a unidade.

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) informou que essa foi uma situação pontual ocorrida na escola no horário de saída dos alunos. Na unidade, alguns alunos saem sozinhos da escola com autorização prévia dos pais. A criança em questão saiu junto com eles, o que prejudicou o controle da portaria.

A Pasta ressaltou ainda que, assim que a gestão da unidade tomou conhecimento do fato, equipe da escola e técnicos da SMEC procuraram os responsáveis para esclarecimentos, colocando-se à disposição para orientações a respeito. Foi inclusive agendada pela SMEC e a direção da escola uma reunião com os pais para esta semana para tratar sobre o assunto e a situação de cuidador da criança.

A secretaria reiterou que a segurança dos alunos é uma prioridade da gestão escolar e que já são adotadas medidas relacionadas ao controle de entrada e saída de alunos.