AMIGO DO MEIO AMBIENTE

Instituição adota ação 'Eco-Friendly' e incentiva população à prática da coleta seletiva

A coleta seletiva facilita a reciclagem, evita a poluição do solo e das águas e desenvolve a consciência ambiental

Instituto Pirilampos funciona como ponto de coleta de plásticos, papéis e metal. (Foto: reprodução)
Instituto Pirilampos funciona como ponto de coleta de plásticos, papéis e metal. (Foto: reprodução)

Há várias formas de cuidado do meio ambiente. Uma delas, e a mais ecológica, é a separação dos resíduos – mais conhecidos como lixo – entre rejeitos e recicláveis. Para incentivar a população roraimense, o Instituto Pirilampos adotou a prática da coleta seletiva.

A iniciativa começou em 2021 para sensibilizar e mobilizar os funcionários da instituição. No entanto, atualmente, é possível que a população também colabore com a prática de separar o lixo e dar um destino ideal para o papel, plásticos e metal.

“O Pirilampos assume um papel relevante em resposta à redução dos riscos impostos ao meio ambiente e aos recursos naturais, além de contribuir para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida no planeta. Por isso o exercício e a necessidade diária de cuidar, proteger e contribuir para um planeta melhor com a postura Eco-Friendly [amigo do meio ambiente]”, explica o instituto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Após a separação dos resíduos, o que é possível reciclar é destinado para o reaproveitamento por cooperativas de reciclagem. Ou seja, além da atenção ao meio ambiente, conforme o Pirilampos, a implantação da coleta ajuda na renda de 27 famílias da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis – Terra Viva.

Como fazer a coleta seletiva?

A coleta seletiva facilita a reciclagem, evita a poluição do solo e das águas e desenvolve a consciência ambiental. Na ação realizada pelo Pirilampos, a instituição funciona como ponto de arrecadação dos materiais em papel, plásticos e metal.

O Instituto Pirilampos também realizam palestras em escolas municipais e estaduais. (Foto: reprodução)
  • Papel: papelão, jornais, revistas, livros, caixas de leite treta pak, folhas em geral.
  • Plásticos: garrafas pets, tubo de pvc, caixas de cervejas, bancos ou cadeiras plásticas, potes (manteiga, margarina, sorvete etc).
  • Metal: latas de refrigerantes, enlatados, cobre, alumínio, cabos de aços, pregos, etc.

No entanto, o descarte não deve ser feito de qualquer forma. Para facilitar a coleta, os recicláveis devem estar em boas condições como: em caso de embalagem, estarem limpos e sem restos alimentos ou bebidas; papéis são melhores aproveitados se rasgados ou triturados, nada de amassar; e, deixar cada tipo de material em sacos diferentes.

Após isso, é só deixar os materiais no Instituto Pirilampos, localizado na rua Xirixana, 97, bairro Aparecida. Mais informações estão disponíveis em (95) 98106-6290.