QUEIMADAS EM RORAIMA

Entenda por que estamos com fumaça, mesmo após chuva em Boa Vista

A qualidade do ar ainda não está saudável na capital

Capital amanheceu o dia 28 de março coberta por neblina. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Capital amanheceu o dia 28 de março coberta por neblina. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Desde a primeira chuva em Boa Vista em mais de 40 dias de seca intensa e queimadas severas em Roraima, a população ainda sente e vê a fumaça no ar da capital. Com a situação, a FolhaBV procurou o meteorologista da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramón Alves, para entender e responder à dúvida da população roraimense: por que ainda tem fumaça?

O especialista explicou que a chuva registrada no estado nos últimos dias ainda não foi suficiente. “São chuvas pontuais e rápidas. A melhor chuva que teve em Boa Vista foi aquela de quinta-feira [28], que até, na parte da manhã, formou-se uma neblina”, disse Alves.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Além disso, após a chuva do último dia 28 de março na capital, a neblina e a fumaça se misturaram e formaram o fenômeno SMOG (junção de smoke e fog, fumaça e neblina em inglês). Ou seja, aconteceu uma inversão térmica e o ar poluído das queimadas e da cidade não consegue se dispersar facilmente. Com a existência de focos de incêndio, a situação se torna mais difícil e impacta a respiração.

“De lá para cá as chuvas foram mais localizadas e ainda temos alguns focos de fogo que vão surgindo.
Portanto essas chuvas iniciais está dando um alívio momentâneo. Porém, ainda vamos ter alguns dias sem chuva. Por isso, todo cuidado é pouco quando se trata focos de incêndios florestais”, alertou o meteorologista.

Verão severo e queimadas intensas

Queimadas às margens da rodovia federal BR-174 (Foto: Divulgação)

O estado de Roraima vive um verão severo, com efeitos do fenômeno El Niño, tal qual nos anos de 2016 e 1998. Com a seca, a queimada assolou o estado, deixou 14, de 15 municípios, em estado de emergência; e registrou recordes no baixo nível do rio Branco e na qualidade ruim do ar.

Até a última atualização do Monitor de Secas, 40% dos focos de incêndio do Brasil estão em Roraima. Foram registrados mais de 4 mil queimadas no estado.

+ Queimadas já consumiram área equivalente a 460 mil campos de futebol em RR

Quanto à qualidade do ar, até esse domingo (31), Boa Vista registrou o índice de 145 PM 2.5, considerado não saudável para a população sensível, conforme o projeto aqicn.org. Há uma semana, a poluição do ar atingiu mais de 400 PM 2.5 e foi considerado perigoso.