BOMBOU NA INTERNET

Manga verde vira renda para família venezuelana e pai viraliza em Roraima

Vídeo com Antonio José vendendo pacotes de manga verde já acumula mais de 155 mil visualizações. Esposa e os dois filhos também trabalham na produção.

Antonio Paradas, 50 anos, vende os pacotes de manga verde pela cidade em uma bicicleta - Foto: Vanessa Fernandes/FolhaBV
Antonio Paradas, 50 anos, vende os pacotes de manga verde pela cidade em uma bicicleta - Foto: Vanessa Fernandes/FolhaBV

Manga verde com sal, pimenta, tempero e simpatia, foi a receita que fez Antonio José Paradas Alvarez, 50, viralizar nas redes sociais, em Roraima, no fim de semana. O vídeo em que ele aparece vendendo os pacotes com a fruta em uma bicicleta, já acumula mais de 155 mil visualizações até esta segunda-feira (19).

Antonio, porém, não está sozinho. Na coleta, limpeza e corte da manga, ele também conta com o apoio da esposa Limayerlin Borges de Paradas, 39 anos, e dos filhos Maria Antonella, 14, e Antonio José, 12. 

A família é da cidade de Barquisimeto, no estado de Lara e está no Brasil há um ano. A renda, até então, surgia dos bicos de capina, pintura de casa e podagem de árvores feitos por Antonio. Sem ofertas de trabalho, eles viveram um período difícil, em que deviam o aluguel, luz e estavam sem gás de cozinha. Foi quando, três meses atrás, surgiu a ideia de vender manga verde.

“Em um domingo, fui levar minha bicicleta a uma feira para vendê-la. Encontrei uma mulher que vende dindin e ela me disse “Por que vai vender seu meio de transporte? Não faça isso”. E me disse “Não. Pega esses R$ 20 e começa. Empreende”. “Compra vinagre, molho shoyo, pimenta”. Essa foi outra venezuelana. Me disse “Procura por manga e põe para vender!”. Me deu a ideia. Ela se chama Stefanía e sou muito grato”, conta Antonio.

Antonio Paradas, a esposa Limayerlin Borges e os filhos Maria Antonella e José Antonio, fazem juntos toda a produção de manga verde em casa - Foto: Vanessa Fernandes/FolhaBV
Antonio Paradas, a esposa Limayerlin Borges e os filhos Maria Antonella e José Antonio, fazem juntos toda a produção de manga verde em casa – Foto: Vanessa Fernandes/FolhaBV

Desde que o vídeo viralizou, o único contato telefônico da família não parou de receber mensagens e ligações. O responsável pela gravação, foi o dono de uma barbearia no bairro Caimbé. Antonio diz que não sabia que estava sendo filmado. 

“Quando terminou, ele me falou que estava gravando. Depois colocou no Instagram e se espalhou em dois dias. Meu telefone não para de tocar. Peço perdão a todos que ainda não atendi, pois não tive tempo. São muitas pessoas. Peço que tenham paciência, pois irei atender todas as demandas assim que puder. Vou levar a manga na casa de vocês. Eu agradeço muito a Deus que me dá a força, me dá a energia, me deu a ideia e ajuda a minha família. Ainda há muita coisa, mas estamos começando a sair [do período difícil]”, complementou.

Para chegar até o pacote pronto, há muito trabalho. Limayerlin conta que em um dia, o marido sai para procurar mangas e no dia seguinte, toda a família trabalha pela manhã lavando, descascando e depois cortando em pedaços para colocar nos sacos plásticos. Antonio sai para vender nas ruas pela tarde.

Limayerlin e a filha, Maria Antonella, ficam responsáveis por responder os pedidos. A mulher disse que toda a repercussão foi emocionante, mas o idioma ainda é um desafio. Porém, procura usar o tradutor online para superar essa barreira. Muitas mensagens que chegam são positivas, afirma.

A linha de produção começa com Antonio Paradas em busca de mangas pela cidade. Em seguida, a família faz a limpeza, descasca e corta a manga em tiras – Foto: Vanessa Fernandes/FolhaBV

“Muitas pessoas nos pedem o PIX para nos ajudar e nos parabenizam […] Estamos empreendendo com algo novo, algo tão maravilhoso como as frutas. Uma coisa natural como a manga verde”, diz.

Para os filhos, toda a repercussão foi surpreendente. Maria Antonella, diz que nunca respondeu tantas mensagens e para o jovem Antonio José, tudo é muito legal, porque o pai “é uma pessoa muito trabalhadora e muito sorridente”. 

Os pedidos dos pacotes com a manga verde temperada podem ser feitos pelo contato 95 98116-0748. O Instagram é @antonioparadas_.