Cotidiano

Mais de 70 árvores caíram durante fortes chuvas

Apesar dos estragos, não houve registro de pessoas feridas ou óbitos em decorrência do vendaval

Foram registradas 71 ocorrências de quedas de árvores sobre residências, veículos e em via pública durante o vendaval ocorrido em boa parte de Boa Vista nesse sábado, 17. Os estragos podem ser vistos pela cidade na manhã deste domingo, 18. Não houve registro de pessoas feridas ou óbitos em decorrência do vendaval.

O Corpo de Bombeiros, por meio de nota, informou que precisou acionar o Sistema de Comando de Incidentes (SCI) para dar vazão a todas as ocorrências registradas pelo Centro de Operações e Comunicações de Bombeiros (COCB).

A forte chuva iniciou por volta das 19h, com rajadas de vento violentas. Casas foram destelhadas, árvores caíram, grandes estruturas foram danificadas e bairros ficaram sem energia.

“Assim que a chuva iniciou, a Central 193 do Corpo de Bombeiros começou a receber inúmeros chamados para ocorrências. A primeira resposta foi iniciada com as equipes de plantão.

Apesar do pronto emprego, centenas de ligações foram recebidas pela Central 193. As ocorrências envolvendo queda de árvore sobre a rede elétrica foram encaminhadas à concessionária de energia, outras ocorrências de árvores caídas em praças e vias públicas foram passadas à Defesa Civil do Município”, informou o Corpo de Bombeiros.

Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros ainda registrou 71 ocorrências de quedas de árvores sobre residências, sobre veículos e em via pública. “Por se tratar de um evento atípico e inesperado, a Corporação acionou imediatamente o SCI para conseguir dar atendimento imediato à população”, disse.

“Por volta das 23 horas, todo o Sistema já estava em funcionamento. Bombeiros de folga e sobreaviso foram acionados, militares que se encontram em curso também, viaturas, materiais e equipamentos foram disponibilizados, permitindo o emprego imediato de mais de 70 bombeiros, entre equipe de comando e operações”, informou.

Do total de 71 ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros, somente nas primeiras horas do incidente, 36 já tinham sido atendidas até às 2h da madrugada com vistorias para avaliação de danos, ou com o corte de árvores.

“Ao todo, a Corporação registrou solicitações em 15 bairros, dentre eles os mais atingidos foram o bairro São Vicente, com 11 ocorrências, em seguida, o Picumã, com nove, e o 13 de Setembro, com cinco ocorrências”, destacou.

“As equipes do Corpo de Bombeiros atuaram durante toda a madrugada na tentativa de atender o maior número possível de domicílios. A operação segue durante todo o dia de hoje, 18, com o emprego de novas equipes, com o objetivo de atender todas as demandas da população”, finalizou.

Entre os moradores afetados pelo vendaval, está Manoel Peres de Sousa, de 38 anos, que teve uma árvore caída em cima da sua residência e atingiu o quarto das filhas. “Foi uma sensação horrível, o mundo parece que ia acabar. A árvore caiu em cima da casa, graças a Deus as minhas filhas conseguiram sair a tempo e ninguém se feriu”, relatou.


O Manoel Peres de Sousa (Foto: Nilzete Franco/Folha BV) 

A árvore e o poste que cairam na residência do seu Manoel ( FOTO: Nilzete Franco/ Folha BV)

Parte do muro da Cadeia Pública também caiu e atingiu vários veículos durante os fortes ventos. Um parte do telhado da Maternidade que está funcionando no antigo Hospital de Campanha, foi atingindo pelos fortes ventos e alagou uma parte onde várias pacientes tiveram que ser retirado as pressas do leito.


Parte do muro da Cadeia Pública que caiu em cima dos veiculos ( FOTO: Nilzete Franco/ Folha BV)

SEM ENERGIA ELÉTRICA

Além dos estragos, pelo menos 10 bairros estão sem energia elétrica neste domingo, 18. Os bairros afetados são: Mecejana, União, Caranã, Buritis, Cidade Satélite, Liberdade, Cauamé, Equatorial, Nova Cidade, Caimbé, 13 de setembro, entre outros.