Cotidiano

Mais de 500 internos do sistema prisional fazem prova do Encceja

Provas foram aplicadas nesta quarta-feira e seguem nesta quinta-feira

Quinhentos e vinte internos do sistema prisional realizaram as provas do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) para Pessoas Privadas de Liberdade. As provas foram aplicadas nesta quarta-feira, 13, e seguem até está quinta-feira, 14. 

Realizaram o Exame 264 internos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, 60 da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, 97 da Cadeia Pública Masculina de Boa Vista, 69 do Centro de Progressão Penitenciária, 27 da Casa do Albergado de Boa Vista e três do Comando de Policiamento da Capital.

O Encceja é uma prova aplicada anualmente, mas por conta da pandemia, não foi realizada no ano passado.

O exame tem como objetivo verificar as competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio na idade adequada. Para o secretário de Justiça e Cidadania (SEJUC), Andre Fernandes, a prova é uma oportunidade de recomeço para os internos.

“Para os internos, só existem duas formas de serem reinseridos na sociedade: por meio do estudo ou da capacitação profissional. Ao conseguirem seus diplomas do ensino médio ou fundamental, garante a eles uma possibilidade de entrar no mercado de trabalho”, explica o secretário.

No primeiro dia está sendo feita a prova voltada aos conhecimentos do ensino fundamental e amanhã será aplicada voltada ao ensino médio. O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por intermédio da Fundação Getúlio Vargas.