Cotidiano

Mais de 1800 agentes de segurança serão vacinados nesta etapa

A vacinação para agentes das forças de segurança pública teve início nesta quarta-feira, 7

A vacinação para agentes das forças de segurança pública do estado iniciou nessa quarta-feira, 7, na Vigilância Sanitária do Estado de Roraima, durante uma coletiva de imprensa realizada pelo Governo do Estado.

Na cerimônia, um major do Corpo de Bombeiros e um policial militar foram vacinados.

Nessa etapa, que inicia a partir de amanhã, os agentes da Polícia Militar de Roraima (PMRR), Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) e do Exército serão vacinados.

O governo possui 1830 doses que é referente a 20% desses profissionais no estado.

O secretário adjunto de Saúde, Alexandre Salomão, explicou que a vacinação vai ocorrer na Capital e nos municípios, mas que a responsabilidade das salas de vacinação é de cada prefeitura.

“O governo estadual vai encaminhar as doses ao município que será direcionada aos batalhões ou aos Postos de Saúde para quem não tiver sala de vacinação dentro da unidade de segurança. A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Exército têm salas de vacinação, por isso a partir de amanhã serão vacinados”, concluiu.

Salomão explica que esses profissionais estão sendo priorizados, pois, apesar da pandemia, eles continuaram atuando na segurança à população.

“Nessa etapa quem tem prioridade são os agentes que estão diretamente ligados ao atendimento de pessoas, em resgate, salvamento, manutenção da ordem, fiscalização e evitando aglomeração”.

Ele ainda ressaltou que a meta do governo é vacinar 100% desses profissionais.

Agentes de segurança vacinados – Sargento Juliano, de 43 anos, da Polícia Militar, disse que a vacinação trouxe segurança a ele e aos colegas de profissão.

“Vamos nos sentir mais seguros, mas devemos tomar cuidados com a alimentação, uso de remédio, mascara e álcool em gel. Agradeço pela oportunidade estar vacinado, pois estamos na linha de frente durante a pandemia”, complementou.

O major Stevan dos Santos, de 40 anos, do Corpo de Bombeiros, disse que após receber a primeira dose, ele se sentiu seguro. “Agora que estou vacinado, vou me sentir mais seguro e confiante para executar um trabalho de maior excelência. Estamos na linha de frente diária, então essa vacinação é muito importante”, reforçou.

Vacinas – Durante a coletiva, o governador Antonio Denarium disse que o governo fez a solicitação de 600 mil doses destinadas a população em geral.

“Hoje o Plano Nacional de Imunização [PNI] por meio do Ministério da Saúde faz o repasse das vacinas. O governo está em negociação com os laboratórios, pois quando for permitido a vacinação direta pelos estados, nós estaremos aptos a fazer a aquisição de vacinas”, informou.

O governador ainda informou que os profissionais da educação serão os contemplados na próxima etapa.