Cotidiano

Mais de 13 mil pessoas estão aptas a tomarem a 2ª dose em Boa Vista

Até o momento, já foram aplicados 359.323 em todos os municípios

Em Boa Vista, até o momento, mais de 13.200 pessoas estão aptas a receber a segunda dose da vacina contra Covid-19. Quem perdeu o prazo da segunda dose ainda pode se dirigir aos pontos de vacinação para receber o imunizante.

Quem já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19 deve ficar atento à data da próxima etapa da imunização e procurar os cinco pontos fixos drive-thru e 14 unidades básicas de saúde (veja lista abaixo) para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 e garantir a eficácia contra a doença.

Para isso, é preciso apresentar o documento original com foto, CPF ou cartão SUS e cartão de vacina.

“A gente alerta a população que já tomou a primeira dose, que fique de olho na data da segunda dose na sua carteira de vacinação. Pois, de acordo com estudos só se adquire a eficácia da vacina com as duas doses”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde de Boa Vista, Francinete da Silva Rodrigues.

A Prefeitura de Boa Vista reforça ainda para quem já tomou as duas doses deve continuar com as medidas de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social.

Confira os locais fixos de vacinação – Segunda-feira a sábado, das 8h30 às 17h:

Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro
Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia
Quadra Poliesportiva Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite
Centro Universitário Estácio da Amazônia – União
Roraima Garden Shopping – Caçari

Vacina em adolescentes

Na tarde desta quarta-feira (1) Roraima recebeu mais 3.510 vacinas do laboratório Pfizer/BioNTech para reforçar a imunização da população contra a Covid-19.

A vacina da Pfizer é a única autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), para administração em jovens e adolescentes, e é por isso que o chamamento é reforçado a este público.

De acordo com a coordenadora da CGVS (Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde), Valdirene Oliveira, as reações adversas desse imunizante são mínimas, com sintomas leves de febre ou dor na região onde foi aplicado. “É importante esclarecer que isso é normal também no público jovem, mesmo que sejam esses os considerados mais resistentes”, ressaltou.

Até o momento, o Governo Federal enviou 637.698 vacinas para Roraima, e o Governo do Estado distribuiu 507.332 doses. Também já foram aplicados 359.323 em todos os municípios, sendo 270.073 primeiras doses, 79.604 segundas doses e 9.646 doses únicas.