Cotidiano

Maio amarelo destaca a responsabilidade de todos no trânsito, diz Detran

Presidente do Detran-RR falou sobre a campanha em entrevista exclusiva à Folha BV

 O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR) inicia nesta quarta-feira (04), a programação do Maio Amarelo, mês de campanha para educação no trânsito. O evento de abertura ocorrerá no salão nobre do Palácio do Governo, localizado no Centro Cívico em Boa Vista, às 17h. 

Este ano, o movimento tem como tema “Juntos salvamos vidas”, que faz referência ao respeito e responsabilidade que cada indivíduo deve ter no trânsito.


Álvaro Duarte, presidente do Detran-RR, em entrevista à FolhaBV (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O presidente do Detran, Álvaro Duarte, falou à Folha BV sobre a importância da educação do trânsito na redução de acidentes. “De 2020 para 2021, tivemos um aumento de 3% de mortes no trânsito. É um aumento pequeno, mas é um aumento. E essas mortes poderiam ter sido evitadas com campanhas de educação no trânsito, por isso incentivamos a programação”, afirmou.

Durante a programação de abertura, acontecerá o acendimento das luzes amarelas como referência a cor escolhida para as atividades da campanha. 

Durante este mês, ocorrerão palestras sobre segurança no trânsito em escolas e em instituições; um workshop com participação das instituições responsáveis pelo trânsito em Roraima; exposições em shoppings, viaturas e blitze educativas com panfletagens, entre outras atividades.

Maio amarelo

O movimento é internacional e acontece anualmente desde 2014, para sensibilizar a população sobre a segurança no trânsito. Foi instituído com base em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), publicada em 11 de maio de 2011, por isso maio foi escolhido como o mês para o evento.