Cotidiano

Lojistas apostam no crescimento das vendas para o Dia das Mães

Na Avenida Jaime Brasil, tradicional centro comercial de Boa Vista, ainda há poucas pessoas transitando. Mas aos poucos, os lojistas começam a renovar seus estoques e preparar os cartazes com promoções.

Uma loja de móveis usa um carro de som para anunciar os descontos à vista e a grande quantidade de parcelas para quem comprar neste final de semana. É para esta semana também, que os eletrodomésticos da chamada “linha branca” (geladeira, microondas) entrarão em promoção na loja de departamentos na qual Jonilson Falcão é gerente.

“O que mais sai no Dia das Mães são os eletrodomésticos da linha branca; utilidades, como batedeira, liquidificador, jogo de louças e panelas, e os celulares. Nós sabemos que eles vendem muito, então serão o nosso foco. Vamos baixar os preços: batedeira de R$ 90 vai para R$ 59,90; lavadora de roupas de 11 quilos era R$ 1.600 e cairá para R$ 1.099. Nossa expectativa é de que aumente de 20 a 25% o volume de vendas em cima do ano passado, pois mesmo com essa crise, o Governo Federal liberou o FGTS e todo mês há pessoas sacando dinheiro”, disse.

O gerente de uma loja de roupas Daniel Kaller aguarda o pagamento dos funcionários públicos nesta sexta-feira, 28, para que as vendas melhorem. “Está muito fraco, sem procura, então ainda não estamos fazendo promoção”, confessou. Kaller espera que o mês de maio seja melhor, pois em abril não houve crescimento nas vendas, mesmo com os saques do FGTS.

Por outro lado, a gerente de uma loja de perfumes, Elizia Lopes, sorria de orelha a orelha. Apesar de o movimento estar semelhante ao do ano passado e sabendo que ele aumentará bastante somente na véspera do segundo domingo de maio, 14, Elizia comemorou que muitos filhos aparecem para pesquisarem os valores e os produtos disponíveis.

Com kits para o Dia das Mães à venda, a gerente observou que os filhos estão gastando mais nesse ano, preferindo comprar kits mais caros, de R$ 250, em vez dos mais baratos, de R$ 50. “O kit mais caro tem um perfume francês junto com os cremes e hidratantes, tem uma embalagem que vira um porta-joias; enquanto que o básico tem um hidratante e um creme para as mãos. Vejo que quando é para dar presente para as mães, os filhos abrem mais o bolso e querem dar um presente bonito, não só algo simbólico. Afinal, a mãe merece, não é?”, comentou. (N.W)