Cotidiano

Locação de veículos é setor em expansão 

 

Agronegócio, projetos de infraestrutura e, principalmente, a integração com a República Federativa da Guiana Inglesa são pontos que devem impulsionar a demanda por veículos alugados em Roraima em 2020. Pelo menos é o que espera o diretor regional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) em Roraima, Célio Fonseca. Após um 2019 fraco para o setor, o novo ano traz novas expectativas.

Para Fonseca, a interligação com a Guiana é um dos vetores de estímulo para o crescimento do setor e da própria economia local. “Vários países já estão de olhos voltados para Guiana. A mão de obra especializada que eles não têm está migrando de outros países em busca de oportunidade, por exemplo, e Roraima também recebe essa movimentação econômica pela proximidade” relatou. 

A perspectiva positiva para o mercado regional é reforçada pelo aumento da economia nacional com nível de emprego mais consistente, ainda que pequeno. Crescimento esse que é fruto de medidas de reestruturação adotadas a partir de 2018 e que foram incrementadas no ano passado. Também é esperado pela ABLA que a movimentação no mercado incentive o associativismo de locadores junto à associação.

O diretor apontou ainda que com o movimento da economia, outros setores tendem a acompanhar o mercado. “2019 foi melhor que o ano anterior porque a economia começou a respirar. Para este ano é esperado que a recuperação de estradas e o agronegócio somem para a melhoria do setor. As empresas, no geral, já estão aderindo mais ao aluguel de carro, assim como os órgãos públicos”, disse. 

DADOS – O Anuário ABLA 2019 aponta que Roraima possui 90 locadoras registradas, sendo a maior parte da frota de dois mil veículos leves e comerciais (cerca de 75%) destinada a contratos de terceirização. No total, as locadoras brasileiras respondem por 20% dos veículos novos emplacados no país. O setor como um todo adquiriu 240 mil automóveis no primeiro semestre de 2019, tendo desmobilizado, em contrapartida, 150 mil veículos.

Questões burocráticas podem complicar aumento de demanda, diz especialista

Ainda que a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA) em Roraima espere um aumento de demanda no setor, o economista Fábio Martinez apontou que é preciso avaliar critérios de transporte internacional. Na Venezuela, por exemplo, é necessário apresentar um certo tipo de seguro, além de questões burocráticas que dificultam a passagem em relação a carros alugados. “Essas questões acabam complicando uma maior demanda por esse tipo de carro para viagens internacionais. Provavelmente as pessoas vão optar por carro próprio até Georgetown e lá alugar um carro. Apesar de saber que a economia de outros setores tende a ser movimentada, talvez o setor de aluguel de carros não tenha um aumento tão expressivo”, avaliou.