Cotidiano

Líder yanomami Davi Kopenawa receberá título ‘honoris causa’ da UFRR

Segundo a instituição, líder indígena receberá a titulação “por sua liderança e contribuição na luta pelos direitos indígenas, reconhecidas tanto nacional como internacionalmente”

Líder yanomami Davi Kopenawa receberá título ‘honoris causa’ da UFRR Líder yanomami Davi Kopenawa receberá título ‘honoris causa’ da UFRR Líder yanomami Davi Kopenawa receberá título ‘honoris causa’ da UFRR Líder yanomami Davi Kopenawa receberá título ‘honoris causa’ da UFRR

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) vai conceder o título de Doutor Honoris Causa ao líder xamã indígena Davi Kopenawa, ativista conhecido mundialmente por defender as causas ambientais e indígenas, sobretudo, o seu povo Yanomami.

A máxima distinção acadêmica concedida pela instituição foi aprovada pelo Conselho Universitário na última sexta-feira (5). Segundo a UFRR, Kopenawa receberá a titulação “por sua liderança e contribuição na luta pelos direitos indígenas, reconhecidas tanto nacional como internacionalmente”.

A UFRR é a segunda instituição de ensino superior a aprovar o título ao líder indígena. Em maio, a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) anunciou que Kopenawa seria o primeiro de seus 89 anos de história a ser agraciado com a máxima titulação. Até então, o ativista nunca havia sido reconhecido com títulos do gênero.

Em 2019, junto com Greta Thunberg e outras duas personalidades, Kopenawa venceu o prêmio Right Livelihood 2019, uma premiação sueca alternativa ao Nobel, por ajudar a proteger a Amazônia,

Presidente da Hutukara Associação Yanomami, Davi Kopenawa é ativista na defesa dos povos indígenas e da floresta amazônica, autor, roteirista, produtor cultural, palestrante, ganhador de grande número de prêmios nacionais e internacionais e membro da Academia Brasileira de Ciências.

É uma das lideranças intelectuais, políticas e espirituais mais importantes da defesa dos povos originários, do meio ambiente, da diversidade cultural e dos direitos humanos na atualidade.

É autor da obra A Queda do Céu: palavras de um xamã yanomami, com coautoria do antropólogo Bruce Albert.

Kopenawa estrelou o filme A Última Floresta, de Luiz Bolognesi, do qual também foi roteirista e ator. O filme, que mostra a resistência do povo Yanomami na Amazônia, foi premiado mais de dez vezes desde o seu lançamento, em março de 2021.

Em maio, o filme ganhou o prêmio Platino 2022 de melhor documentário, considerado o “Oscar Latino”. No último dia 15, o longa-metragem também venceu na categoria Grand Prix (Grande Prêmio) da Comic Con Experience (CCXP) Awards, considerada a maior premiação da cultura popular brasileira.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.