Cotidiano

Laboratório fotovoltaico vai realizar pesquisas sobre energias renováveis

Outra proposta é desenvolver atividades de extensão, abrindo o laboratório para visitas da comunidade

O Laboratório Fotovoltaico Alexandre Alberto Henklain Fonseca, foi inaugurado no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima, em parceria com o Fórum de Energias Renováveis de Roraima/Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Na unidade será desenvolvidas ações de pesquisa e ensino. 

No novo laboratório, haverá atividades de ensino e pesquisa relativas ao conhecimento do funcionamento dos componentes do sistema, instalação dos componentes, cabeamento dos diferentes subsistemas (aterramento, corrente CC e corrente CA), operação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, além de acompanhamento e avaliação dos parâmetros de geração de energia. 

Também será possível correlacionar a geração com as variáveis ambientais e avaliar a qualidade da geração através de instrumentos de medição. 

Outra proposta é desenvolver atividades de extensão, abrindo o laboratório para visitas da comunidade e oferta de minicursos para profissionais da área, como eletricistas e instaladores.  

O funcionamento do espaço beneficiará principalmente os acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica, mas também os de Engenharia Civil, Ciências da Computação, Arquitetura e Urbanismo e LEDUCARR, entre outros. 

SOBRE O LABORATÓRIO 

A inauguração foi realizada no dia 4 de novembro e o laboratório recebeu o nome do coordenador do Fórum de Energias Renováveis, Alexandre Henklain, falecido em abril deste ano. Henklain apoiou e articulou a instalação do local de estudos práticos.  

A cerimônia de inauguração contou com a participação do reitor e do vice-reitor da UFRR, professores José Geraldo Ticianeli e Silvestre Lopes da Nóbrega, de familiares do homenageado, integrantes do Fórum e da comunidade acadêmica da UFRR. 


Também será possível correlacionar a geração com as variáveis ambientais e avaliar a qualidade da geração através de instrumentos de medição (Foto: Divulgação)

Ananda Henklain, filha de Alexandre, destacou a importância da UFRR e o IEL investirem na democratização do acesso à energia. “Ele sempre comentava comigo a respeito dessa questão. Vindo da Arquitetura, eu me insiro numa área profissional em que as energias renováveis são para uma classe social muito nichada. É inegável que o maior papel de uma universidade pública é o retorno à sociedade. Então esse é primeiro passo para a democratização do acesso à energia, propiciando a pesquisa e que a sociedade entre mais em contato com essa fonte de energia”, disse. 

ENSINO E PESQUISA 

Em abril de 2022, Alexandre Henklain foi engenheiro civil de formação e implantou o IEL no Estado. Também foi superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/ Roraima). Foi secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima e em 2019 articulou a criação e implementou o Fórum de Energias Renováveis. 

Com informações do Fórum de Energias Renováveis.