Cotidiano

Justiça debate sobre o uso do WhatsApp nas Eleições 2018

Serão esclarecidos alguns procedimentos que devem ser adotados para combater a disseminação de fake news no aplicativo

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) realizará um debate público sobre o aplicativo Whatsapp nestas eleições. O evento acontecerá nesta sexta-feira, 3 de agosto, a partir das 8 horas, no auditório do TRE.

Irão participar dos debates os juízes eleitorais da propaganda Maria Aparecida Cury e Rárison Tataíra, juntamente com a equipe da Secretaria Judiciária, representantes de partidos políticos, advogados militantes do Eleitoral, pré-candidatos, acadêmicos e demais pessoas interessadas no assunto.

O principal objetivo é esclarecer a atuação do aplicativo de mensagens WhatsApp nas eleições gerais deste ano.

“Durante o encontro serão explanados alguns temas como o funcionamento do aplicativo e a maneira mais eficaz para o cumprimento das demandas oriundas das decisões da Justiça Eleitoral, que envolverem postagens e compartilhamentos de propagandas irregulares e fake news noWhatsApp”, explicou Jadilson Castro, secretário judiciário do TRE-RR.

De acordo com o juiz eleitoral Rárison Tataíra, o debate servirá para discutir alguns procedimentos que devem ser adotados para combater a disseminação de fake news no aplicativo de mensagensWhatsApp.

“A Justiça Eleitoral está atuando em caráter preventivo e repressivo no combate às notícias falsas na internet. Estamos realizando vários encontros no intuito de uniformizar os procedimentos e agilizar o tratamento com os advogados e Ministério Público, visando tornar célere a análise das demandas e das representações que chegam no Tribunal”, disse Tataíra.

Com informações Ascom/TRE-RR