Cotidiano

Jean Farias é eleito presidente de conselho dos direitos infantojuvenis

O jovem de 23 anos foi eleito para assumir a gestão do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima durante o biênio 2023-24

O jovem de 23 anos, Jean Farias, foi eleito presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (CEDCAR), nesta quinta-feira (16). A Plenária Extraordinária também serviu para para eleição e posse dos demais integrantes da nova Diretoria Executiva.

O CEDCAR é um órgão paritário, normativo, deliberativo, consultivo e fiscalizador das políticas públicas para a infância e adolescência em Roraima. A gestão eleita atuará nesse âmbito durante o biênio 2023-24.

No processo de escolha, foram eleitos: o conselheiro Jean Farias, representante da Associação dos Estudantes de Roraima – ASSOER, sociedade civil; a psicóloga Maria Cruz para a Vice-Presidência, representante da Secretaria de Estado da Saúde SESAU – organização Governamental, e a psicóloga Rivaldisa Dantas para a Secretaria Geral, representante do Conselho Regional de Psicologia CRP – Sociedade Civil.

Segundo o presidente eleito, Jean Farias, o objetivo é continuar fortalecendo as ações de políticas públicas para o público infatojuvenil, de 12 a 18 anos.

“Estaremos mais ainda ajudando a fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes (SGDCA), principalmente no fomento ao protagonismo juvenil dos adolescentes nas escolas através da criação e incremento dos Grêmios Estudantis e dos Comitês de Participação de Adolescentes”, disse Farias. 

Conforme o Conselho, para a nova gestão está destinado a realização das conferências Municipais e Estadual, pauta central de ação para esse ano. Como também, a apresentação do plano decenal dos direitos humanos da criança e do adolescente, com a implementação das propostas junto às organizações de proteção aos direitos também indígenas.

Quem é Jean Farias
Boavistense, universitário e estudante da educação profissional e tecnológica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Já foi presidente do Grêmio Estudantil na Escola do ensino médio América Sarmento Ribeiro e presidente da ASSOER.

Atuou na mobilização de crianças e adolescentes migrantes junto ao Coletivo Mosaico e UNICEF, atual ponto focal junto ao Comitê Nacional de Participação de Adolescentes do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA). 

Além de ser membro do colegiado do CEDCAR desde 2020, e membro da comissão estadual de mobilização para a 10° Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e integrante do Fórum DCA-RR.