Cotidiano

Inscrições para financiamento pelo Fies abrem nesta terça-feira

Podem se inscrever candidatos que tiverem participado do ENEM desde 2010

Alunos que fizeram as provas do Enem desde 2010 podem se candidatar entre 7 e 10  de março; programa financia até 100%* dos cursos superiores em instituições privadas

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) iniciam nesta terça-feira, 7. O Fies, principal programa de crédito estudantil do país, é mantido pelo Ministério da Educação (MEC) e pode financiar até 100% do valor de cursos superiores em faculdades e universidades privadas, para o primeiro semestre de 2023.

O prazo para as inscrições vão até o dia 10, através do site do programa no Portal Acesso Único, do MEC. Para participar, o aluno deve ter participado de qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com nota acima de 450 pontos e sem zero na redação. Ele também deve ter renda familiar bruta per capita de até três salários mínimos.

A escala de financiamento do Fies varia entre 50% e 100%, *de acordo com a renda familiar bruta do aluno, cujo período de pagamento pode ser maior que o dobro do tempo de graduação, com diminuição gradual das parcelas e renovação do financiamento a cada semestre letivo, até a formatura. 

Entre as instituições de ensino superior que participam desta seleção para o Fies, estão as mantidas pelo Grupo Tiradentes: a Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), a Faculdade Tiradentes de Goiana (Fits Goiana) e a Faculdade São Luís de França (FSLF), em Aracaju. O processo terá a participação de todos os cursos destas unidades, com entrada no primeiro semestre de 2023. 

Documentos

A lista dos candidatos pré-aprovados sai no dia 14 de março. Em seguida, entre os dias 15 e 17, os convocados devem complementar as informações prestadas na inscrição. 

Os candidatos classificados com base no número de vagas do grupo de preferência serão pré-selecionados na chamada única. Os demais, que não forem pré-selecionados, serão incluídos em uma lista de espera e podem ser convocados para preencher as vagas remanescentes do Fies. A lista de espera estará aberta entre 21 de março e 18 de maio, e os concorrentes devem acompanhar sua eventual pré-seleção na página do Fies.