Cotidiano

Informações sobre soja serão coletadas no Estado

Pela primeira vez, Roraima será incluído. As visitas devem ocorrer a partir de junho.

Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com participação de colaboradores e empresas parceiras, coletarão informações sobre a produtividade da soja em todas as regiões produtivas do país, o “Crop Tour”, para avaliar as condições das lavouras em cada estado.

Pela primeira vez, Roraima será incluído. Mas, pelo calendário de plantio mais tardio, as visitas devem ocorrer a partir de junho.

Durante as visitas às lavouras, os empregados da Conab, seguindo medidas oficiais de proteção contra o Coronavírus, percorrerão milhares de quilômetros nos estados produtores de soja.

 As informações complementarão os trabalhos de levantamento e avaliação de safras, realizados mensalmente pela Companhia.

Os técnicos percorrem as lavouras, contam o número de plantas por metro, medem o espaçamento entre linhas de plantio, contabilizam o número de grãos por planta e analisam as condições das lavouras, estimando assim, a produtividade daquele local. De posse dos dados amostrais, são realizados cálculos e procedimentos estatísticos, a fim de estimar a produtividade em nível estadual.

Com esta ferramenta, a Conab reforça o estudo de levantamento e avaliação de safras que conta, também, com o apoio de cerca de 80 técnicos, além de mais de mil informantes em todo o país.

Os técnicos da Conab percorrem aproximadamente 500 mil km anualmente. O aprimoramento das estatísticas relativas à cultura da soja alinha o processo de Levantamento e Avaliação de Safras às melhores práticas internacionais. Além da soja, o trabalho esse ano deve ser estendido à cultura do milho segunda safra e também do café.