Cotidiano

Indústria de Roraima apresenta demandas à bancada federal de Roraima

Representantes do segmento entregaram, na ocasião, a Carta da Indústria 2022, o Relatório de Gestão da Fier, Portfólio do Sistema Fier e a agenda legislativa 2023 da CNI

O Observatório Nacional da Indústria, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, foi palco do Café da Indústria com Parlamentares da bancada federal de Roraima. A programação reuniu políticos, secretários de estado e empresários da indústria.

Uma comitiva de Roraima, formada pela presidente da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), empresária industrial Izabel Itikawa, diretoria da entidade e presidentes de sindicatos participou do evento no Distrito Federal.

A proposta do encontro foi apresentar aos senadores, deputados federais e às demais autoridades, o importante papel da CNI, por meio Fier, na defesa dos interesses da indústria de Roraima, bem como para o desenvolvimento econômico do Estado e do País. Na ocasião, foram entregues a Carta da Indústria 2022, o Relatório de Gestão da Fier, Portfólio do Sistema Fier e a agenda legislativa 2023 da CNI.

Estiveram presentes o senador Chico Rodrigues (PSB) e o assessor do senador Hiran Gonçalves (Progressistas), os deputados federais Zé Haroldo Cathedral (PSD), Duda Ramos (MDB), Gabriel Mota (Republicanos), Pastor Diniz (União Brasil) e o representante do deputado Albuquerque (Republicanos).

Além destes, estavam as secretárias estaduais adjuntas Ângela Almeida (Representação do Governo de Roraima) e Deuchelly Oliveira (Infraestrutura), e o vice-governador Edilson Damião (Republicanos).


Parlamentares e representantes receberam demandas do segmento (Foto: CNI)

Durante a reunião, foram apresentados dados do Observatório Nacional da Indústria relacionados a Roraima, como: população, PIB (Produto Interno Bruto), per capita. Foram ressaltadas as informações sobre os municípios de Boa Vista, Rorainópolis e Amajari, com números referentes à pirâmide etária, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Índice de GINI e proporção de pessoas abaixo da linha de pobreza e indigência.

As informações foram compiladas do Observatório da Indústria, onde constam ainda dados dos 15 municípios de Roraima sobre as áreas de Saúde, Educação, Segurança, Conectividade, Urbanização, Infraestrutura, Acessibilidade; trabalho formal, salário médio, principais atividades econômicas e volume de emendas parlamentares recebidas nos últimos quatro anos.

Na oportunidade, foram expostas também informações sobre o Sistema Confederativo de Representação Sindical da Indústria – CNI, Federações de Indústrias dos Estados e do Distrito Federal e Sindicatos filiados as Federações. Além disso, foram evidenciadas as missões das casas Sesi, Senai e IEL e o forte papel da CNI na defesa dos interesses da indústria, por meio da Coordenação de Assuntos Legislativos (Coal).

De acordo com Izabel Itikawa, o encontro foi positivo para o setor industrial roraimense, uma vez que foi possível apresentar um panorama geral do mercado industrial, tendências de crescimento e entraves, e a relevância da atuação efetiva da Federação das Indústrias na defesa de interesses do segmento em Roraima.