Cotidiano

Indústria de Roraima apresenta demandas à bancada federal de Roraima

Representantes do segmento entregaram, na ocasião, a Carta da Indústria 2022, o Relatório de Gestão da Fier, Portfólio do Sistema Fier e a agenda legislativa 2023 da CNI

O Observatório Nacional da Indústria, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília, foi palco do Café da Indústria com Parlamentares da bancada federal de Roraima. A programação reuniu políticos, secretários de estado e empresários da indústria.

Uma comitiva de Roraima, formada pela presidente da Federação das Indústrias de Roraima (Fier), empresária industrial Izabel Itikawa, diretoria da entidade e presidentes de sindicatos participou do evento no Distrito Federal.

A proposta do encontro foi apresentar aos senadores, deputados federais e às demais autoridades, o importante papel da CNI, por meio Fier, na defesa dos interesses da indústria de Roraima, bem como para o desenvolvimento econômico do Estado e do País. Na ocasião, foram entregues a Carta da Indústria 2022, o Relatório de Gestão da Fier, Portfólio do Sistema Fier e a agenda legislativa 2023 da CNI.

Estiveram presentes o senador Chico Rodrigues (PSB) e o assessor do senador Hiran Gonçalves (Progressistas), os deputados federais Zé Haroldo Cathedral (PSD), Duda Ramos (MDB), Gabriel Mota (Republicanos), Pastor Diniz (União Brasil) e o representante do deputado Albuquerque (Republicanos).

Além destes, estavam as secretárias estaduais adjuntas Ângela Almeida (Representação do Governo de Roraima) e Deuchelly Oliveira (Infraestrutura), e o vice-governador Edilson Damião (Republicanos).


Parlamentares e representantes receberam demandas do segmento (Foto: CNI)

Durante a reunião, foram apresentados dados do Observatório Nacional da Indústria relacionados a Roraima, como: população, PIB (Produto Interno Bruto), per capita. Foram ressaltadas as informações sobre os municípios de Boa Vista, Rorainópolis e Amajari, com números referentes à pirâmide etária, IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), Índice de GINI e proporção de pessoas abaixo da linha de pobreza e indigência.

As informações foram compiladas do Observatório da Indústria, onde constam ainda dados dos 15 municípios de Roraima sobre as áreas de Saúde, Educação, Segurança, Conectividade, Urbanização, Infraestrutura, Acessibilidade; trabalho formal, salário médio, principais atividades econômicas e volume de emendas parlamentares recebidas nos últimos quatro anos.

Na oportunidade, foram expostas também informações sobre o Sistema Confederativo de Representação Sindical da Indústria – CNI, Federações de Indústrias dos Estados e do Distrito Federal e Sindicatos filiados as Federações. Além disso, foram evidenciadas as missões das casas Sesi, Senai e IEL e o forte papel da CNI na defesa dos interesses da indústria, por meio da Coordenação de Assuntos Legislativos (Coal).

De acordo com Izabel Itikawa, o encontro foi positivo para o setor industrial roraimense, uma vez que foi possível apresentar um panorama geral do mercado industrial, tendências de crescimento e entraves, e a relevância da atuação efetiva da Federação das Indústrias na defesa de interesses do segmento em Roraima.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.