Cotidiano

Indígenas bloqueiam BR-174 durante manifestação

As reivindicações são em torno da educação

Indígenas estão promovendo nesta segunda-feira, 4, uma manifestação na BR 174, sentido Pacaraima nas imediações da comunidade Três Corações. Eles reivindicam melhorias na educação indígena, retorno das aulas presenciais e alegam que as escolas não tem estrutura para receber os alunos.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o tráfego pela rodovia está com restrição parcial.


Eles reivindicam melhorias na educação indígena, retorno das aulas presenciais e alegam que as escolas não tem estrutura para receber os alunos (Foto: Divulgação)

Em nota a  Secretaria de Educação e Desporto esclareceu que a Escola Estadual Indígena Santa Luzia foi revitalizada e pediu zelo da comunidade. Sobre o transporte escolar, a Seed informou que que o processo para contratação do serviço estava suspenso pela justiça e somente no dia 15 de fevereiro a justiça autorizou dar seguimento ao certame.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Educação e Desporto esclarece que a Escola Estadual Indígena Santa Luzia já foi completamente revitalizada pelo Governo de Roraima e recebeu novos mobiliários como carteiras escolares e kits refeitórios e está na programação para reinauguração. A unidade de ensino atende 403 estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Informa que, mesmo antes da entrega do prédio revitalizado para a comunidade escolar, o prédio escolar vem sendo utilizado pela comunidade, como para a realização da Assembleia Geral da Opirr (Organização dos Professores Indígenas), ocorrida em dezembro de 2021 entre outras atividades. O local também já sediou ações de Governo como entrega de Cestas da Família e kits Merenda em Casa.

A Seed reforça que a comunidade tem dever de zelar e cuidar do prédio público que foi recuperado pelo Governo de Roraima, após anos de abandono por gestões anteriores.

Sobre transporte a Seed esclarece que o processo para contratação do serviço estava suspenso pela justiça e somente no dia 15 de fevereiro a justiça autorizou dar seguimento ao certame. Agora a Seed está finalizando o procedimento e nos próximos dias o serviço será normalizado em todo o Estado. A escola segue com a oferta do ensino remoto até o restabelecimento do serviço.


De acordo com a Seed a escola da Comunidade foi revitalizada recentemente (Foto: Divulgação)