Cotidiano

Incêndios urbanos marcam feriado da Consciência Negra

O incêndio no final da Avenida Ville Roy iniciou em uma área com muitas árvores e com mata seca

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

Nesse feriado, 20, três incêndios ocorreram na capital quase ao mesmo tempo. O primeiro teve início por volta das 11h, no bairro Paraviana. O segundo ocorreu em um posto de gasolina, às 11h40. E o terceiro começou em uma área de vegetação por volta das 14h, e só foi totalmente controlado às 16h30.

O incêndio no final da Avenida Ville Roy iniciou em uma área com muitas árvores e com mata seca. O vento estava muito forte e contribuiu para que o fogo se alastrasse rapidamente. Enquanto o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) traçava uma estratégia para apagar o fogo, proprietários e funcionários de estabelecimentos agiam para evitar que o fogo, que passava pelos fundos, atingisse seus estabelecimentos.

Cida Gomes, proprietária de uma madeireira, tentava evitar que o fogo chegasse até a sua loja com uma mangueira de jardim e explicou que já está acostumada com a situação. “Todo verão é a mesma coisa, os vizinhos não limpam as suas áreas e o resultado é esse”, disse apontando para o fogo.

Já em um lava a jato, um dos funcionários usava a mangueira de lavagem para evitar que o fogo chegasse ao posto de lavagem que estava com pelo menos quatro carros.

Corpo de Bombeiros traçava estratégia para apagar fogo enquanto proprietários e funcionários de comércios da região agiam para evitar que fogo se espalhasse (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

Havia dois carros estacionados na Avenida do lado em que o incêndio estava acontecendo, em frente ao shopping da zona norte, um Corsa e uma S-10. As chamas do incêndio chegaram bem próximas dos dois veículos, mas foi quando o CBM começou a controlar o incêndio.

POSTO DE GASOLINA – No incêndio que ocorreu em um posto de gasolina, o fogo ficou próximo a uma bomba. Um funcionário que estava no local confirmou o incêndio, mas disse que não podia falar sobre o caso e indicou que procurássemos a administração em outra sede do mesmo posto. Chegamos ao posto em que fica a administração e fomos informados que por conta do feriado a administração estava fechada.

PARAVIANA – Outro caso ocorreu no fim da Rua Moisés de Sousa Cruz, localizada no bairro Paraviana. O incêndio ocorreu em uma área de mata, mas que estava próximo a uma construção e diversas casas. Nenhum morador saiu às ruas para ver o que estava acontecendo, mas nossa equipe acionou o CBMRR às 11h20. Esperamos até 12h e não constatamos nenhuma equipe do CBMRR a atender a ocorrência. Voltamos ao local às 14h e ainda havia chamas e nenhum sinal de que o incêndio havia sido controlado.

CBMRR – O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima respondeu por nota que receberam a solicitação de combate por volta de 11h40 e que chegaram ao local em cinco minutos após a solicitação. A operação durou aproximadamente 20 minutos com extinção total das chamas, além das ações de resfriamento e rescaldo no local.

Informou ainda, segundo informações do frentista do posto, que o foco teria iniciado quando uma cliente, após realizar o pagamento, estava abastecendo e não percebeu que a mangueira da bomba ainda estava no tanque do veículo, quando saiu e derrubou a bomba. Nesse momento, começou o incêndio. Mas que não houve nenhum ferido.

Sobre incêndios em vegetação no bairro Caçari, nas imediações da Avenida Ville Roy, o CBMRR informou que foi acionado para atender diversas ocorrências de incêndio em vegetação em áreas de lavrado e terreno baldio, nessas localidades, por volta das 14h, dessa terça-feira, 20.

Por se tratar de ocorrências simultâneas em área de lavrado e em terrenos baldios não é possível afirmar o responsável pelas queimas.

Disse ainda que permaneceu nos locais para evitar novos incêndios e realizou o rescaldo em toda a área afetada, com a total extinção dos focos de calor. Por volta das 16h30, as equipes deixaram o local para abastecer as viaturas e retornar aos postos do CBMRR.