Cotidiano

Incêndio em carros: quais as causas e como evitar

Entre 2021 e 2022 houve um aumento de 40% em incêndios em carros, caminhonetes e utilitários, o ano passado liderou com 49 casos

Ultimamente os habitantes de Roraima têm notado com certa frequência, veículos incendiados em ruas e avenidas da cidade. Mas por que isso acontece? Será por conta do calor ou falta de manutenção? 

De acordo com o major do Corpo de Bombeiros de Roraima, Mário Terra Leite, as causas que levam os veículos a serem consumidos pelas chamas são as mais variadas, desde problemas mecânicos até fatores externos. No entanto, têm grandes chances de serem prevenidas para não causar riscos a sua vida. 

Entre 2021 e 2022 houve um aumento de 40% em incêndios em carros, caminhonetes e utilitários, o ano passado liderou com 49 casos. Já em janeiro deste ano, houveram cinco ocorrências de incêndio veicular, 150% mais que em janeiro do ano anterior. 

“Isso se deve a diversos fatores como o aquecimento do radiador, mal ligação da mangueira do combustível, baixo nível de agua do radiador, falhas na parte elétrica e componentes auxiliares como rádios de carro que super aquecem, podem causar um incêndio”, acrescentou o major.


 Major do Corpo de Bombeiros de Roraima, Mário Terra Leite (Foto: Isabela Cades/FolhaBV)

Ainda de acordo com o bombeiro, tanto veículos novos quantos os mais antigos, devem passar por manutenção, checagem diária e criar hábitos como ir ao mecânico de seis em seis meses, são fundamentais para evitar as chamas indesejadas. 

“Algo muito importante de se ter nos automóveis, são os extintores. Mesmo que não sejam mais obrigatórios, é recomendado que haja, o qual pode ajudar bastante no princípio de um incêndio”, acrescentou.

O major reforçou ainda a importância da frequente manutenção. “Assim que perceber a fumaça, saia imediatamente do veículo, se possui o extintor no local use no local, mas atenção, abra apenas um pouco do capô, cerca de 10 cm, assim que abafar o fogo com o extintor, abra o restante e apague. Caso o fogo esteja maior, ou você não possua o equipamento, chame a unidade dos bombeiros de imediato no 193”, finaliza o major.