Cotidiano

II Feira de bonecas expõe trabalho de presas na próxima segunda

A segunda edição acontece na próxima segunda-feira (20), na Sejuc de 9h às 16h

As bonecas de pano confeccionadas pelas detentas da Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, através do Projeto Costurando Recomeços, darão origem à II Feira de Bonecas Artesanais, que acontece na próxima segunda-feira (20), de 9h as 16h, na Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc).

A programação é aberta a toda a comunidade. Estarão expostas e disponíveis para a comercialização diversas bonecas, ao valor inicial de R$ 35

O secretário da Sejuc, André Fernandes, explicou que ação é fruto do Projeto Costurando Recomeços, um trabalho artesanal de ressocialização desenvolvido pela unidade prisional com as internas. Conforme ele, pelo menos dez mulheres participam do projeto, que produz em média cerca de cinco bonecas de tecido diariamente.

“O intuito é despertar a criatividade e desenvolver produtos relevantes. Futuramente, elas podem levar esse aprendizado de confecção de bonecas para fora da unidade. Isso ajudará na inserção delas no mercado de trabalho”, disse .

O secretário também destacou, que toda a renda arrecadada na Feira será revertida para o próprio Projeto, que futuramente pretende agregar confecção de outros itens.

Projeto

No Projeto Costurando Recomeços, implementado na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, são organizadas oficinas para criação de bonecas de pano como atividade geradora de aprendizagem, resgate da autoestima e capacitação para o mercado de trabalho.

Participam da ação as mulheres com bom comportamento e habilidades com corte e costura e customização. As atividades são desenvolvidas em espaço próprio, equipado com máquinas de costura e material para customização dentro da área de segurança da própria unidade prisional.