Cotidiano

Igreja Católica definirá modalidade de missas para a Semana Santa

A Diocese poderá decidir por missas virtuais, mas, para isso, vai depender do número de casos confirmados de coronavírus em Roraima

Com a Semana Santa se aproximando, a Diocese de Roraima planeja retornar as celebrações de missas presenciais com uma programação que terá início no domingo (28) e se estenderá até o dia 04 de abril.

Entretanto, segundo o padre Josimar Lobo, se for necessário, poderão ser alteradas para reuniões virtuais, o que vai depender do número de casos confirmados de coronavírus em Roraima, nos dias mais próximos ao início da programação.

“A previsão é de que as celebrações presenciais voltem neste final de semana, respeitando todas as medidas sanitárias, com 30% da capacidade, distanciamento social e uso obrigatório de máscaras”, ressaltou.

“Caso seja presencial, o local das celebrações irá variar as igrejas Catedral, Matriz, Menino Jesus, São Sebastião, Perpétuo Socorro e Nossa Senhora de Nazaré. E também acontecerão em horários variados. O planejamento é de multiplicar a quantidade de missas, a fim dividir mais as pessoas e evitar aglomerações”, explicou o padre.

Ele ainda ressalta: “o planejamento vale para o estado todo, porém a orientação é que cada paróquia esteja em sintonia com as medidas do município em que estão localizadas”.

Diante disso, caso seja necessário, a programação poderá ser adaptada para transmissões pelas redes sociais da Diocese de Roraima (@diocesederoraima).

Pe. Josimar Lobo: “Se for missa presencial, o planejamento é de multiplicar a quantidade de celebrações, a fim dividir mais as pessoas e evitar aglomerações” (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

RETORNO PRESENCIAL

Após a Prefeitura Municipal de Boa Vista ter permitido as missas presenciais das igrejas, com 30% da capacidade, a Diocese decidiu manter suas atividades suspensas por mais 15 dias. 

“A gente sabe que o nosso povo está com saudade das celebrações, porém, quando a prefeitura permitiu a abertura das igrejas, o clero se reuniu e decidiu manter as missas suspensas para observar a situação e manter a segurança de todos”, disse o padre Josimar.

Após o fim desse período, as missas retornarão com uma programação para a Semana Santa.

Confira a programação, conforme definição que será adotada pela Diocese de Roraima: