Cotidiano

IFRR tem cerca de 7.300 alunos matriculados

Unidade de ensino atende 5.500 alunos presencialmente e mais 1.800 estudantes no Ensino à Distância (EAD) em quatro municípios

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) promove nesta semana as eleições para escolha dos novos dirigentes de quatro campi para o mandato até 2024. O próximo gestor eleito terá o desafio de promover o ensino para cerca de 7.300 estudantes do Estado.

A informação foi repassada pela atual reitora do IFRR, professora Sandra Mara Botelho, em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 23.

A gestora explica que o IFRR é uma instituição multicampi e pluricurricular, ou seja,  o IFRR atua em quatro municípios: na Capital (com dois pólos, campus Boa Vista e campus Boa VIsta Zona Oeste), Bonfim, Caracaraí e Amajari. 

A unidade de ensino atende 7.300 mil alunos, sendo 5.500 alunos presencialmente e mais 1.800 estudantes que participam do Ensino à Distância (EAD). No interior do Estado, os cursos são voltados para a parte agrária, de Psicultura e Agroindústria. Os da cidade são voltados para gestão e serviços, como curso de Eletrotécnica, Informática, Saúde, Secretariado e licenciatura em Letras/Espanhol, Educação Física, Biologia, Saneamento Ambiental e tecnólogo em Turismo, entre outros.

Segundo Sandra Mara, o papel dos institutos federais é atuar no desenvolvimento regional, no incremento da melhoria dos serviços prestados e da qualificação profissional. Em especial, naquelas áreas que são características de cada municípios.

“Nós não temos uma instituição pública e de qualidade que possa fazer essa qualificação para os alunos depois que eles saem do ensino superior. Por isso, o foco é atender a peculiaridade daquela localidade. No Sul do Estado temos uma concentração agrária muito grande, então esses campi são voltados para produção agrícola”, afirma. “O nosso objetivo é que o aluno dê continuidade ao estudo e profissionalização e seguir até uma pós-graduação, quem sabe”, diz.

Outro ponto citado pela gestora é a questão da inclusão dos alunos. “No campus Amajari, cerca de 80% dos estudantes são indígenas. Temos também estudantes da Venezuela.  Ali se concentra uma diversidade cultural e étnica muito grande”, explica.

ELEIÇÕES – A comunidade interna do Instituto Federal de Roraima fará a escolha do novo reitor e de diretores-gerais de quatro campi para o quadriênio 2020-2024 nos dias 26 e 27 de agosto. A votação será online das 8h às 12h e das 14h às 18h.