Cotidiano

IFRR oferta vagas em Amajari para cursos em Aquicultura e Agropecuária

O período de inscrições começa na próxima terça-feira, dia 15 

Dois editais foram lançados para a seleção de novos e novas estudantes para a unidade de ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) no Campus Amajari (CAM), onde é oferecido tanto ensino médio integrado e subsequente quanto formações de ensino superior  

O período de inscrições tanto para o vestibular do curso superior de Tecnologia em Aquicultura quanto para o seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Aquicultura e em Agropecuária do CAM começa na próxima terça-feira, dia 15 de novembro. 

Ao todo, estão previstas 105 vagas para o ensino médio integrado do CAM, sendo 70 para o curso Técnico em Agropecuária e 35 para o curso Técnico em Aquicultura, conforme o Edital 08/2022. Já para o curso superior em Tecnologia em Aquicultura, foram disponibilizadas 35 vagas, no total, conforme o Edital 09/2022.  


Para o curso superior em Tecnologia em Aquicultura, foram disponibilizadas 35 vagas (Foto: Divulgação)

Para se candidatar gratuitamente a uma das vagas para os cursos técnicos do Amajari, basta se inscrever por meio do link até o dia 4 de dezembro.  

Quanto ao vestibular para o curso superior em Aquicultura do Campus Amajari, as pessoas interessadas em participar devem se inscrever, gratuitamente, acessando o link .  

A seleção dos candidatos e candidatas para os cursos técnicos será realizada por meio de análise do Histórico Escolar do Ensino Fundamental, sendo etapa única de caráter classificatório. 

O edital do curso superior de Aquicultura prevê a aplicação de prova presencial em etapa única, no dia 18 de dezembro, em horário local, das 14h às 18 horas (total de quatro horas de prova), no Campus Amajari. 

CURSO TÉCNICO AQUICULTURA  

Tem como objetivo possibilitar ao técnico ou a técnica em Aquicultura aptidão para o exercício profissional com capacidade de atuação para promover a formação e atuação de cooperativas e associações e aplicar estratégias de melhoria de vida da população; analisar as características econômicas, sociais e ambientais, identificando as atividades peculiares da área a serem implantadas; planejar e executar projetos nas áreas de olericultura, culturas anuais, fruticultura, silvicultura e paisagismo e jardinagem, sempre levando em consideração a segurança dos trabalhadores; prestar assistência técnica e assessoria no desenvolvimento de desenho de detalhes de construções rurais; orçamento de materiais, insumos, equipamentos, instalações e mão de obra; e auxiliar nas medições, demarcações e levantamentos topográficos; sistemas de irrigação e drenagem.  

Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos acessando o link

CURSO TÉCNICO AGROPECUÁRIA  

Tem como objetivo possibilitar ao técnico ou a técnica em Agropecuária aptidão para o exercício profissional com capacidade de atuação para planejar, executar, acompanhar e fiscalizar todas as fases dos projetos agropecuários; administrar propriedades rurais; elaborar, aplicar e monitorar programas preventivos de sanitização na produção vegetal e animal; fiscalizar produtos de origem vegetal e animal; realizar medição, demarcação e levantamentos topográficos rurais; e atuar em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa. 

Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos acessando o link

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AQUICULTURA  

Proporciona a formação do tecnólogo ou da tecnóloga em Aquicultura com competências e habilidades para atuar na produção, pesquisa, comercialização, fiscalização, extensão, planejamento, gestão e demais segmentos relacionados à produção animal, vegetal e mineral aquícola e pesqueira, principalmente peixes, crustáceos, moluscos, rãs e algas. Também para colaborar na execução e no manejo dos ambientes de cultivo, envolvendo aspectos relativos à reprodução, larvicultura e engorda de espécies aquáticas, preparando tanques e viveiros para o cultivo, realizando o controle da qualidade de água e do solo. Além do preparo, da oferta e do ajuste da alimentação das espécies cultivadas, acompanhando seu desenvolvimento e sanidade, o tecnólogo ou a tecnóloga em Aquicultura beneficia o pescado, desenvolvendo produtos e subprodutos. 

Mais detalhes sobre o curso podem ser obtidos acessando o link